4 a cada 10 educadores não têm formação para a disciplina que lecionam em sala de aula
Especialista fala sobre a importância da formação dos professores para a educação de crianças e jovens nas escolas
Segundo o Anuário Brasileiro de Educação Básica 2019 divulgado nesta terça-feira (25), quase 40% dos docentes dos anos finais do Ensino Fundamental não têm licenciatura ou complementação pedagógica na área da disciplina em que atuam. Ou seja, um professor formado em história dá aula de geografia, por exemplo. No Ensino Médio, esse número chega a cerca de 30%.
Além disso a pesquisa mostra que o educador tem baixos salários e grande dificuldade em ter progresso na carreira. Segundo Paulo Moraes, diretor e autor do Sistema Anglo de Ensino, soma a isso a formação de educadores, que está totalmente em descompasso com a escola exigida no século XXI. “Esse contexto é importante para entendermos a evolução da educação no país, sabermos como chegamos até aqui e para onde devemos ir”, afirma Moraes.
Outros recortes da pesquisa:
– Alfabetização: apenas 14,1% das crianças de famílias de baixa renda possuem nível suficiente de alfabetização; enquanto as crianças de nível socioeconômico muito alto chegam a cerca de 84%.
– Evasão escolar: 1,5 milhão de crianças e jovens entre 04 e 17 anos estão fora da escola.
– Ensino Fundamental: quase um quarto dos estudantes termina a etapa com idade acima do esperado, com cerca de 16 anos.
Sugestão de fonte – Diretor do Sistema Anglo de Ensino, Paulo Moraes é doutor e mestre em Geografia Física pela Universidade de São Paulo. Além de ser Bacharel e Licenciado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é professor da PUC-SP desde 1991, onde atua no departamento de Ciências do Ambiente. Leciona nas áreas de Ciências do Ambiente e Educação Ambiental. Moraes também é autor do Sistema Anglo de Ensino há 30 anos e membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP) e da Royal Geographical Society (RGS).
Sistema Anglo de Ensino (www.aquitemanglo.com.br) – Com mais de 69 anos de tradição, o Anglo conta com uma rede de mais de 800 escolas conveniadas em todo o país, que totalizam mais de 300 mil alunos. Oferece material estruturado da Educação Infantil ao Pré-Vestibular e possui uma metodologia voltada ao desenvolvimento da autonomia de estudos dos alunos. A proposta do Anglo oferece sólida formação de cultura geral e o desenvolvimento de habilidades voltadas à aplicação real dos conhecimentos. Ao final dos anos de escolaridade básica, essa proposta permite que os alunos ingressem nas melhores universidades do país através dos excelentes resultados nos vestibulares e no ENEM.