ENTREVISTA – Jornalista Antônio José Matos de Oliveiira
“Redução da carga tributária, incentivos fiscais para inovação e investimentos em infraestrutura”
CC: Como a atual situação política do país tem impactado os negócios ?
Antônio Matos: O quadro atual da situação política brasileira não é um problema direto que impactua as nossas perspectivas de investimento e estabilidade econômica, podendo afetar a confiança dos consumidores e investidores. Muito pelo contrário estamos tendo excelentes decisões no Congresso que estão evitando esse tipo de entrave, como por exemplo, a aprovação da Reforma Tributária. No entanto, acredito que o foco é manter a resiliência e buscar oportunidades mesmo em tempos desafiadores.
JCC: Quais são os principais desafios enfrentados pelos empreendedores no estado do Ceará?
Antônio Matos: Os desafios dos empreendedores são muitos. Mas os principais desafios enfrentados incluem a burocracia excessiva, acesso ao crédito e infraestrutura. Estamos constantemente buscando soluções criativas para superar esses obstáculos.
JCC: Como você vê as questões de relacionamento entre o homem e a maquina, as novas tecnologias que preocupam hoje o empresário e trabalhador – ergonomia – no ambiente de trabalho da empresa?
Antônio Matos: a questão da ergonomia no ambiente de trabalho é uma realidade que deve nos preocupar a adotar medidas urgentes. A ergonomia deve ter prioridade nas nossas empresas e nos programas do governo. Investimos em mobiliário adequado, treinamento e conscientização para garantir o conforto e saúde dos nossos colaboradores e assegurar os postos de trabalho.
JCC: Quais medidas devem ser adotadas para garantir a segurança e o bem-estar dos funcionários em relação à ergonomia?
Antônio Matos: medidas para segurança e bem-estar. Implementar avaliações ergonômicas regulares, ajustes no ambiente de trabalho, conforme a necessidade individual e promoção de ações ativas para prevenir problemas relacionados ao enfrentamento das novas tecnologias.
JCC: Na sua opinião, qual é o papel do governo na promoção de políticas de apoio ao empreendedorismo?
Antônio Matos: o papel do governo no apoio ao empreendedorismo já vem acontecendo, no entanto, ele deve simplificar processos, oferecer linhas de créditos acessíveis e promover capacitação para os empreendedores, facilitando assim o crescimento dos negócios locais, principalmente do Nordeste.
JCC: Quais são as principais demandas políticas que afetam diretamente o setor empreendedor no estado?
Antônio Matos: Demandas políticas no setor empreendedor são a redução da carga tributária, incentivos fiscais para inovação e investimentos em infraestrutura, indispensáveis para impulsionar o setor empreendedor.
JCC: Como você vê a relação entre a política e o desenvolvimento econômico do Ceará?
Antônio Matos: A relação entre Política e Desenvolvimento Econômico na atual gestão estadual cearense, pode ser considerada muito sóbria e consciente. A nossa estabilidade política. As políticas econômicas estão acompanhando o ritmo de desenvolvimento com o Ceará já há quase 30 anos. O governo Elmano de Freitas está consciente e consistente nesses fundamentos para atrair investimentos e impulsionar o crescimento econômico do Ceará.
JCCE: Quais são as perspectivas para o crescimento do empreendedorismo no estado nos próximos anos?
Antônio Matos: Acreditamos no potencial empreendedor do estado. Com políticas favoráveis e inovação contínua vemos um crescimento consistente nos próximos anos. Veja os avanços que o estado vem alcançando no eixo das energias limpas. Somente no Hidrogênio Verde já estamos a largos passos no contexto internacional.
JCCE: Como a pandemia afetou o seu negócio e quais foram as estratégias adotadas para superar os desafios?
Antônio Matos: A pandemia trouxe desafios significativos, mas nos adaptamos rapidamente, implementando trabalho remoto, reforçando medidas de saúde e investindo em canais online para manter a continuidade do negócio. O nosso desafio não tem fim, mas a nossa resiliência também e insuperável, por isso estamos sempre vencendo os obstáculos.
JCC: Qual é a importância da inovação tecnológica na área empreendedora e como você tem buscado se adaptar a essa realidade. M?
Antônio Matos: A inovação tecnológica é vital para a competitividade. Estamos constantemente atualizando nossos processos, adotando novas tecnologias e incentivando a criatividade para permanecer relevantes no mercado em constante evolução. A imprensa foi o setor que mais foi impactado com as novas tecnologias, a era digital. Mas é o tal negócio: Devemos ter no nosso radar a resiliência.