Readi moderniza o setor imobiliário com uma plataforma inovadora de regularização de imóveis e de emissão de documentos

A empresa oferece soluções para o mercado relacionadas a emissão de documentos e a regularização de imóveis de forma segura e digital

Com dois anos de operação, a Readi, plataforma de registro, adequação e emissão de documentação imobiliária, tem desempenhado um papel crucial na modernização do setor, proporcionando soluções completas de maneira rápida, segura e totalmente digital, por meio de uma combinação única de tecnologia e sólida experiência no mercado. Sediada em Fortaleza, faz parte das Empresas SJ, já conta com uma carteira de mais de 200 clientes e um crescimento de 25% de faturamento nos últimos 12 meses.

De acordo com dados do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, cerca de 60% dos imóveis no Brasil apresentam algum tipo de irregularidade. Entre a mais comum está a falta de escritura, totalizando mais de 40 milhões de residências na área urbana sem o documento. Diante desse contexto, a sócia-fundadora e CEO da Readi, Lara Praça, advogada especialista no segmento imobiliários e diretora adjunta do IBRADIM CE, com 20 anos de atuação, explica que identificou esta oportunidade no mercado de regularização de imóveis.

“A Readi surgiu da necessidade de transformar o cenário da regularização de imóveis e emissão de documentos, oferecendo respostas ágeis e eficazes para os desafios enfrentados pelas empresas e pela sociedade em geral, tornando-se uma ponte que acelera os processos dos clientes, sem que eles precisem sair de casa. Para um imóvel estar regularizado, não basta somente ser o titular do documento em cartório, é necessário que todas as informações acerca daquele bem estejam em conformidade nos órgãos em que o imóvel esteja cadastrado”, aponta.

A experiência no segmento de locação de imóveis e a expertise no âmbito jurídico foram alguns dos alicerces para o surgimento da Readi. Lara aponta que a empresa nasceu a partir da necessidade de regularizar imóveis de uma empresa patrimonial. “Notamos dificuldades no mercado em geral e fomos em busca de soluções para resolvê-las com inovação e tecnologia. A partir de uma necessidade interna, criamos um Mínimo Produto Viável e, em menos de um ano, já estávamos em operação com 10.000 certidões emitidas, 8 colaboradores e crescimento de 20%”, analisa.

Tendo uma abordagem centrada no cliente, em segurança de dados e na economia de tempo, a proposta inovadora da empresa cearense está transformando significativamente o cenário do setor de regularização imobiliária. Lara explica ainda que o foco da empresa de tecnologia envolve públicos como empresas patrimoniais, empresas de crédito, bancos, construtoras e incorporadoras, administradoras de imóveis, entre outros.

Atualmente, a Readi oferece ao mercado quatro produtos desenvolvidos em uma plataforma própria que, por meio da automatização de processos, entregam agilidade na regularização de imóveis e emissão de documentos:

Scanner

Produto exclusivo da Readi e disponibilizado para todo o Brasil, o Scanner identifica possíveis divergências nos cadastros do imóvel de acordo com uma ampla base de dados, gerando um relatório com os pontos de irregularidades e a sugestão do caminho para adequá-las. A solução que envolve automação possui duas categorias: a inicial e a completa. Dessa forma, dependendo da demanda do cliente, ele consegue visualizar desde dados como matrícula e IPTU, informação de área, débitos fiscais, restrições, dados cartorários incluindo imóveis vizinhos, até detalhamentos como levantamento topográfico.

No total, já foram realizados mais de 900 scanners durante os dois anos de atividade.

Adequação de Documentos

Essa solução apoia a funcionalidade do Scanner, mas também pode ser utilizada por clientes que já sabem quais irregularidades necessitam ajustar. A Readi já realizou mais de 800 adequações até o momento. Acompanhado por um time especializado, o atendimento consiste na regularização de imóveis, com registro de escritura pública, inclusão de informações na matrícula do imóvel, troca de titularidade nos órgãos públicos, geração de guias para pagamento de impostos, entre outros.

Doc. Pronto

Com a marca de mais de 10 mil certidões emitidas, esse serviço de emissão de documentos e certidões seja para pessoas físicas ou jurídicas de forma ágil, segura e digital. A aplicação fornece mais de 300 tipos diferentes de documentos, desde certidão atualizada do imóvel, como também certidão de casamento, certidões fiscais, de protestos, entre outras.

Doc. Pronto Due

Tecnologia que permite a emissão de um conjunto de certidões e documentos necessários em uma due diligence. Funciona como uma pesquisa prévia que garante mais segurança em qualquer transação que envolva imóveis.

Para o ano de 2024, Lara Praça destaca que a previsão da empresa é continuar aumentando a receita em relação ao ano anterior, sendo este crescimento atrelado ao contínuo movimento de expansão das operações com ampliação do número de clientes. “Estamos focados em expandir nossos serviços, explorar novas parcerias estratégicas e continuar aprimorando nossa plataforma para atender às crescentes demandas do setor”, afirma.

O nome READI vem de Registro e Adequação de Documentação Imobiliária. Além da cofundadora e CEO Lara Praça, a empresa também conta com o cofundador, Demétrio Jereissati, engenheiro civil com mais de 40 anos de experiência no mercado imobiliário, fotógrafo e gestor das empresas SJ.

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