Provão Paulista: conheça esquema do novo vestibular e como se preparar para a edição de 2024

Veja dicas de como maximizar o tempo de estudos e ficar cada vez mais próximo da tão sonhada graduação

Quem tem um diploma de Ensino Superior pode chegar a ganhar 152% a mais do que quem tem apenas o Ensino Médio, é o que aponta o levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Marco significativo na jornada acadêmica, o Provão Paulista surge nesta dinâmica como uma nova porta de entrada aos estudantes do ensino público interessados em ingressar em universidades do Estado de São Paulo.

A avaliação inaugurada em 2023 é realizada ao término de cada uma das três séries do Ensino Médio e é aberta a todos os estudantes matriculados na rede pública, tanto do estado de São Paulo quanto do restante do país.

As vagas destinadas às universidades estaduais para o ano de 2024, via Provão Paulista, compreendem 1.500 oportunidades na Universidade de São Paulo (USP) – uma das melhores universidades do mundo, atualmente na 83ª posição –, 934 na Universidade Estadual Paulista (Unesp), 325 na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 2.620 na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e 10.000 para as Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs).

Para concorrer às vagas, os estudantes devem escolher até 11 cursos em três grupos distintos. No primeiro grupo, composto por instituições como USP, Unicamp e Unesp, os participantes podem selecionar até três opções de curso para ingresso no primeiro semestre. O segundo grupo, das Fatecs, permite escolher até cinco opções de cursos para o primeiro semestre, enquanto o terceiro grupo, da Univesp, possibilita até três opções de curso para o segundo semestre. A seleção dos cursos é realizada online, sendo necessário o uso do número de registro de aluno (RA) para alunos de escolas estaduais e o CPF para alunos de escolas particulares. A flexibilidade do sistema permite aos estudantes escolherem suas opções de acordo com suas preferências e objetivos acadêmicos.

Como funciona o Provão Paulista

Enquanto para os 1,1 milhão de alunos da rede pública do estado de São Paulo a inscrição é automática, garantindo a vaga por meio da matrícula nas escolas, os estudantes de outras regiões que desejam participar do Provão devem atentar-se às datas e procedimentos estabelecidos pelo cronograma disponibilizado no site do Provão Paulista, do governo de São Paulo.

Durante o período de transição, adaptando-se à nova dinâmica do Provão, os alunos do 3º e 2º ano do Ensino Médio têm diferentes exigências de realização das provas para o acesso às vagas. A atenção aos detalhes do cronograma e o comparecimento no dia da prova são essenciais, pois após esse período de transição, será obrigatório completar as três provas para o acesso às vagas.

O modelo do Provão apresenta duas etapas de provas, divididas por áreas do conhecimento, semelhante ao Enem, mas com um formato mais enxuto. As notas são acumuladas ao longo dos três anos e têm peso distinto para cada fase do Ensino Médio, o que proporciona uma chance de recuperação e melhor aproveitamento ao longo do tempo.

Os resultados do Provão serão divulgados na segunda quinzena de janeiro, conforme previsto no edital coordenado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Como se preparar para a prova

Fazer uma revisão detalhada dos tópicos que serão abordados é o primeiro passo para se sair bem na prova, pois ajuda a consolidar os conhecimentos. Bons exemplos são cursinhos pré-vestibular e o curso preparatório para o ENEM, oferecidos pela Refuturiza.

Outra dica é praticar por meio das provas anteriores, uma vez que a resolução ajuda o candidato a se familiarizar com o estilo das perguntas e a gerenciar melhor o tempo durante a prova, conforme ressalta Ellen Murray, especialista de carreira da Refuturiza, ecossistema pioneiro a unir empregabilidade a educação.

“Além da prática, é necessário que o vestibulando saiba também organizar seu tempo de estudo de maneira eficiente para estar preparado no momento da prova. Por isso, estabeleça metas diárias e semanais para cobrir todo o conteúdo necessário, e busque ajuda em materiais explicativos, afinal experiência compartilhada pode nos ajudar a adotar práticas mais assertivas”, pontua.

A especialista de carreira destaca também a necessidade de cuidar da saúde mental para desempenhar uma boa prova, já que o estresse comum durante o período de preparação para vestibulares pode atrapalhar o desempenho. “Por isso, cuide da sua saúde mental, faça pausas quando necessário e mantenha um equilíbrio saudável entre estudos e descanso”, aconselha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar