Movimento do Comércio recua 0,9% em maio, diz Boa Vista
Nem Dia das Mães impediu o recuo das vendas pelo sexto mês consecutivo
24 de junho de 2019 – O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, recuou 0,9% em maio deste ano contra o último mês de abril, já descontados os efeitos sazonais, de acordo com dados apurados pela Boa Vista. No acumulado em 12 meses, o indicador vem praticamente mantendo o ritmo observado desde o início do ano e subiu 1,8% em maio.
Os últimos resultados do indicador revelam a continuidade da tendência de enfraquecimento do comércio. Fatores como alto nível de desocupação e subutilização da mão de obra, queda da confiança e tímido crescimento da atividade econômica continuam sendo os principais entraves para uma evolução mais robusta do setor. Sem sinais de melhora no cenário econômico, espera-se que o varejo mantenha o ritmo atual ao longo de 2019.
Setores
Na análise mensal, dentre os principais setores, o setor de “Móveis e Eletrodomésticos” apresentou queda de 5% em maio, descontados os efeitos sazonais. Nos dados sem ajuste sazonal, o acumulado em 12 meses avançou 0,8%.
A categoria de “Tecidos, Vestuários e Calçados” recuou 2,5% no mês, expurgados os efeitos sazonais. Nos dados acumulados em 12 meses houve queda de 0,1%.
Os dois setores, mais dependentes da propensão ao endividamento dos consumidores, são os que mais sofrem com a queda da confiança e o fraco crescimento da renda, direcionada aos itens de primeira necessidade.
A atividade do setor de “Supermercados, Alimentos e Bebidas” registrou aumento de 0,2% na série dessazonalizada. Na série sem ajuste, a variação acumulada subiu 2,4%.
Por fim, o segmento de “Combustíveis e Lubrificantes” subiu 0,3% em maio considerando dados dessazonalizados, enquanto na série sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses avançou 1,3%.
Abaixo a tabela contemplando os valores mencionados.
O indicador de maio evidencia, portanto, que nem mesmo o Dia das Mães, segunda data comemorativa mais importante para o comércio, foi suficiente para reverter o quadro de enfraquecimento das vendas do varejo.
De acordo com números da própria Boa Vista, as vendas do comércio para o Dia das Mães cresceram 1,7% em 2019, menos do que os 4% registrados no ano anterior
Metodologia
O indicador Movimento do Comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista, por empresas do setor varejista. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100, e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.
A série histórica do indicador está disponível em:
http://www.boavistaservicos.
SOBRE A BOA VISTA
A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar dados em soluções para os desafios de clientes e consumidores.
Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o País a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores.
A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Por isso, Cadastro Positivo é na Boa Vista.
Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no portal consumidorpositivo.com.br.
Atualmente é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.
Dados estão em toda parte. O que a Boa Vista faz é usar inteligência analítica para transformá-los em respostas e soluções às necessidades e desejos dos consumidores e empresas.