Corridas de Rua: como é a preparação de quem vai encarar uma meia maratona pela primeira vez

Fortaleza é a capital de corridas de rua do Nordeste, e o esporte tem atraído cada vez mais praticantes

 

Está cada vez mais latente a importância de se praticar atividades físicas no dia a dia. Dentre os diversos benefícios, estão a melhora da qualidade de vida, disposição no dia a dia e prevenção de doenças crônicas. Em Fortaleza, um esporte vem se destacando e ganhando mais adeptos a cada dia, a corrida. Nos últimos anos, a cidade ganhou o status de capital de corridas de rua no nordeste e conta, hoje, com mais de 110.000 mil praticantes.

 

“É a modalidade esportiva, de maneira organizada, mais praticada na capital cearense. Entre atletas profissionais e amadores, é uma atividade muito democrática, para todas as idades, sexos e classes sociais, e que é praticada se utilizando de espaços públicos. A corrida de rua em Fortaleza não tem sazonalidade, e movimenta uma economia cada dia mais crescente na cidade”, comenta Fernando Elpídio, promotor de eventos esportivos em Fortaleza, e idealizador da 21K Terra da Luz.

 

É o caso da administradora de 38 anos, Lara Pinheiro, que começou na corrida há um ano por influência de uma amiga e hoje só falta aos treinos quando está lesionada. “No início não queria muito. Não era algo que eu achava que iria gostar de praticar. Comecei, semana a semana fui vendo que era um desafio diário, sou movida por desafios, comecei a estudar o esporte e acabei viciando na corrida”, comenta a administradora.

 

Na corrida, um dos objetivos dos praticantes é ir aumentando a distância percorrida com o passar dos treinos e competições, Lara, que em um ano no esporte já percorreu as distâncias de 10 e 15km, vai se desafiar mais uma vez, correndo uma meia maratona, 21km. A atleta irá participar da corrida 21K Terra da Luz, no dia 17 de dezembro, na Beira-Mar, e conta que a decisão veio a partir da sua evolução no esporte.

 

“Após completar meus 10km com êxito na Maratona do Rio, continuei no meu planejamento, sempre buscando melhorar meu tempo e aperfeiçoar minha técnica de corrida. Corri 15km em julho, em uma prova aqui em Fortaleza, foi minha distância mais longa até então. Falei com o meu professor sobre se já conseguiria fazer uma meia maratona e ele disse que sim, Fiz os testes de tempo para iniciar o ciclo e estou treinando desde então para esse objetivo”, explica.

 

Preparação em tempos de ondas de calor

 

Fazer uma meia maratona não é uma tarefa fácil, principalmente para quem irá fazer pela primeira vez. O Profissional de Educação Física, Thiago Pimenta, explica como deve ser feita a preparação para quem está começando no esporte e pensa, no futuro, chegar em uma meia maratona.

 

“A preparação tem que ser feita em 3 frentes. Primeiro a liberação para prática de atividade física por um médico, depois a avaliação de um profissional de educação física, que vai ver a parte de mobilidade, composição corporal, nível de gordura, massa muscular, força, para então dar início a preparação física, que deve ser alinhada com um programa nutricional, feito por um nutricionista, pois, durante o ciclo de treinamentos, a pessoa vai precisar ingerir líquidos e alimentos que favoreçam a resistência e recuperação”, explica Thiago.

 

Ainda de acordo com o profissional de educação física, nesse período, em que estão sendo sentidas ondas de calor muito fortes em Fortaleza, a preparação para os corredores, que já era rígida, passa a ser mais importante ainda, tanto nos treinamentos, quanto nos afazeres do dia a dia. “Nesse período do ano, amanhece mais cedo em Fortaleza, então com mais incidência de sol, afeta diretamente o corredor. Para prevenção, é o protetor solar e uma boa hidratação, principalmente durante o dia, quando não está treinando. Aí entra também o nutricionista, que pode fazer esse controle de ingestão de líquidos”, informa o profissional.

 

Lara Pinheiro conta que também está sentindo o calor durante sua rotina de treinamentos, o que acaba afetando o desempenho, mas que está seguindo à risca as orientações dos profissionais que a acompanham, com uma boa hidratação e isotônicos. Além disso, ela explica que faz uma alimentação especializada voltada para corrida, com sua nutricionista, que ajuda a prevenir lesões e aumenta a imunidade, força e resistência.

 

“Treino quatro vezes por semana, iniciando às 5h da manhã e finalizando às 6:30h, em média, durante a semana. Tenho sentido bastante nos treinos, principalmente nos sábados, por serem treinos mais longos. Mesmo iniciando às 5:30h da manhã, 7h geralmente estamos finalizando, o período é bem sofrido”, finaliza a atleta.

 

21K Terra da Luz

 

A 21K Terra da Luz, meia maratona que Lara Pinheiro está se preparando para correr, acontece no dia 17 de dezembro, com largada na Via Paisagística da Avenida Beira Mar, em Fortaleza, a partir das 5h da manhã. Promovida pela Nova Letra Eventos Criativos, a corrida conta com três categorias diferentes, 5km, 10km e a categoria principal, a meia maratona de 21km.

 

Na edição de 2023, a quinta edição da corrida, a 21K Terra da Luz reforça a identificação histórica com a cidade de Fortaleza e o estado do Ceará. Durante o percurso, os participantes terão como paisagem a Estátua de Iracema Guardiã, Praça Cristo Redentor, Dragão do Mar, Teatro São José, Estátua Santa Edwiges da Leste Oeste, Mercado dos Peixes, dentre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar