Árvores do Ceará Natal de Luz ganham temática de vela em alusão às tradicionais jangadas cearenses
A árvore natalina, imponente, enfeitada e brilhante é um espetáculo à parte em qualquer lugar do mundo onde esteja instalada. Em Fortaleza, no entanto, ela já se tornou um símbolo cultural e afetivo da cidade, em especial por causa do Ceará Natal de Luz, considerado o maior evento natalino entre as capitais do Brasil, realizado pelo Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social e pela CDL Fortaleza.
Por muitas edições, as duas principais árvores de Natal de Fortaleza, localizadas na Praça do Ferreira e Praça Portugal, projetadas pela arquiteta Denise Braga e pelo designer Pablyto Leivio, do escritório DP Arquitetura, chamaram a atenção pelo design diferente, em alusão às tradicionais redes. Para 2023, os profissionais trouxeram uma novidade que despertou a curiosidade dos fortalezenses. As redes de dormir, agora, deram lugar à temática visual do elemento vela, remetendo às tradicionais jangadas cearenses.
Compostas por uma estrutura metálica central, as árvores são erguidas em duas diferentes alturas, 25m e 36m. Sua volumetria é revestida com tecido tipo lycra, na cor branca, que tem suas extremidades presas e tensionadas aos cabos, promovendo um efeito 3D que se alternam em diferentes dimensões, com silhuetas triangulares que lembram o formato de uma vela. Mantendo-se embaixo da árvore e direcionando seu olhar para o topo, o visitante perceberá um espiral de velas em diferentes tamanhos, um visual nos faz lembrar o mar, o vento, o imaginário, os peixes e o que mais a imaginação permitir.
“A vela e a jangada representam a força e a coragem dos cearenses, que todos os dias precisam enfrentar os seus próprios mares. É um símbolo que remete também às belezas naturais de nossa cidade, que atrai tantas pessoas do Brasil e de outras partes do mundo. É ainda uma representação de resistência e luta por liberdade, com destaque para o legado de Dragão do Mar, que sempre marcou a trajetória da nossa gente e que agora é lembrado nessas árvores que encantam a população “, comenta o presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante.
Árvores em homenagem a Ednardo
Além de fazer referência às jangadas, as árvores de Natal nas Praças do Ferreira e Portugal também prestigiam o grande homenageado da edição deste ano do Ceará Natal de Luz, o cantor e compositor Ednardo, ao trazer em sua composição estrutural elementos que lembram o leque de um pavão. De autoria do artista cearense, a música “Pavão Misterioso” foi tema de abertura da novela Saramandaia, em 1976, e em sua refilmagem, em 2013, tornando a composição um dos maiores sucessos da música brasileira.
“Em sua base, local onde a estrutura toca e se amarra ao solo, há oito gigantes velas hasteadas, cada uma destas emolduradas por um sol estilizado, que por sua vez ilustram diferentes figuras, como rendas, asas de borboleta e o leque de um pavão”, explica a arquiteta Denise Braga.
Para Assis Cavalcante, Ednardo merece todas as homenagens do povo cearense, inclusive nas árvores de Natal, por sua contribuição à música popular brasileira. “Ele é um dos ícones da MPB, que enriquece a nossa cultura com criatividade e sensibilidade artística. E o Ceará Natal de Luz vem nesse clima de gratidão e reconhecimento a este grande artista cearense”, afirma Assis Cavalcante, presidente da CDL de Fortaleza.
O Ceará Natal de Luz, que segue até o dia 23 de dezembro, é uma apresentação da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), uma realização do Ministério da Cultura, do Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social e da CDL de Fortaleza. O evento conta com o patrocínio das seguintes empresas e instituições, Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), Grupo Edson Queiroz, Indaiá, Nacional Gás, Esmaltec, Sistema Verdes Mares, Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Câmara Municipal de Fortaleza, Fábrica Fortaleza, Banco do Nordeste, SESI/FIEC, Casa Pio, Ambiental Ceará, Café Santa Clara, Newland, Cerbras, Normatel e Unimed Fortaleza. Tem apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Casa Civil, Sindiônibus, CDL Jovem de Fortaleza, Padaria Romana, Beach Park, Restaurantes VR, Terravista360 e Faculdade CDL.