BID anuncia os nove primeiros países a aderirem ao BID Clima
DUBAI – O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) anunciou hoje os nove primeiros projetos elegíveis que serão parte do programa piloto BID CLIMA. O BID CLIMA é uma abordagem financeira inovadora que recompensa os mutuários por alcançarem objetivos climáticos e da natureza. A recompensa é oferecida na forma de um subsídio, no valor de 5% do principal do empréstimo do BID.
O objetivo do BID CLIMA é ajudar os países a acessarem mercados de dívida verde e temática para mobilizar capital para investimentos em clima e natureza em uma escala maior. O BID CLIMA financiará inicialmente dez projetos piloto, com um envelope de empréstimos total de US$ 1 bilhão. Os nove primeiros países que participarão do programa são Barbados, Belize, Brasil, Chile, Colômbia, República Dominicana, Paraguai, Suriname e Uruguai. A lista completa de projetos e países participantes será anunciada na Reunião Anual do BID em março de 2024.
O Presidente do BID, Ilan Goldfajn, comemorou a iniciativa na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, COP 28. “A demanda foi superior ao que esperávamos e nossas equipes já estão trabalhando com nossos parceiros na região para implantar esses primeiros projetos piloto. Agradecemos essa oportunidade de mostrar como o BID CLIMA pode apoiar todos os nossos mutuários em seus esforços para alcançar seus compromissos nacionais com o clima e a natureza.”
Para ser elegível para a recompensa, os mutuários devem cumprir três Indicadores-Chave de Desempenho (Key Performance Indicators – KPIs), que se destinam a ajudá-los a obter o máximo de benefício dos mercados de dívida verde e temática. Esses indicadores relacionam-se a definir metas ambientais ambiciosas, identificar as políticas e gastos adequados para alcançar essas metas e ser capaz de medir e informar seu progresso de maneira oportuna.