Em manhã festiva, ACLA empossa seis novos Acadêmicos
A Academia de Ciências, Letras e Artes de Columinjuba, Capistrano de Abreu, sob a presidência de Walter de Borba e Veloso empossou no dia 26 de novembro seus novos acadêmicos: Rafael Pinheiro Pontes – Letras – Cadeira 06; Francisco José Cavalcante Vasconcelos – Letras – Cadeira 13; Joelcio Alves Silva – Letras – Cadeira 18; Francisdalva Barreira Silva – Artes – Cadeira 12; Lian Lucas do Nascimento Batista – Infantojuvenil; e Francislany Silva Pereira – Infantojuvenil.
Por Antônio Matos
Pontualmente às 9:30 h, o presidente Walter de Borba e Veloso convidou para compor a mesa o prefeito do município de Eusébio, Acilon Gonçalves, e Francisco Moreira Lopes, secretário da ACLA. O prefeito Acilon Gonçalves, além de conhecer a sede da ACLA pela primeira vez, prestigiava na ocasião o jovem poeta Lian Lucas do Nascimento Batista, aluno
do sistema público educacional da cidade de Eusébio, que já desponta na literatura, escrevendo poesias e publicando o seu primeiro livro .
Destaques também para a presença da deputada estadual Marta Goncalves (PL) que esteve presente ao evento como madrinha do jovem Lian e o secretário de Cultura e Turismo do Eusébio, Tarcísio Christianne Gomes da Silva.
Dando curso à programação, o presidente da ACLA, seguindo o protocolo, convidou os presentes para que, todos de pé, entoassem o Hino Nacional, executado pelos músicos Luís Carlos e Ruth de Abreu Brandão.
Oratória
Pedro de Abreu Brandão, membro da ACLA, foi o primeiro a fazer uso da palavra, abordando assuntos que ainda estão nas mídias, como a recente inauguração da Casa Capistrano de Abreu.
Posse dos Acadêmicos
Os recipiendários Rafael Pinheiro Pontes, Francisco José Cavalcante Vasconcelos, Joelcio Alves Silva, Francisdalva Barreira Silva, Lian Lucas do Nascimento Batista e Francislany Silva Pereira se posicionaram diante da mesa presidencial e prestaram ao presidente Walter Veloso o juramento de posse na Academia de Ciências, Letras e Artes de Columinjuba, Capistrano de Abreu.
Em seguida receberam, das mãos dos respectivos padrinhos, o Diploma de Mérito efetivo do sodalício.
O acadêmico Rafael Pinheiro Pontes foi encaminhado à tribuna para falar como novo membro da ACLA, representando os novos empossados. Citamos uma frase do entusiasta acadêmico Rafael Pinheiro: “A partir de hoje, esse grupo de neófitos, no qual estou incluído, é recebido oficialmente neste templo de amor às letras, por consequência a nobreza e o sucesso dos objetivos desta instituição agora também são responsabilidade dos novos obreiros.”
Saudação
Em nome da ACLA, os acadêmicos diplomados foram saudados pela acadêmica Ofélia Gomes de Matos, que num trecho de sua fala disse: “Vamos galgar novos passos de um passado de glória, lutas e conquistas que hoje engrandece o nosso presente, para construirmos pela palavra, pela cultura, pelo conhecimento um futuro renovável aberto ao infinito sabor da criação, da sensibilidade, da memória, da história. Vamos cumprir a nossa missão: recriar a humanidade através da cultura! O chão de Capistrano faz tapete com flores de esperanças para brindar a chegada de novos titulares. Sintam-se abraçados e acolhidos. Recebam os nossos aplausos!”
Ao final do evento o acadêmico Francisco Moura, vice-presidente da ACLA, falou dos esforços feitos pelos confrades que deram o pontapé inicial para construção da Casa Capistrano de Abreu. Enalteceu a figura de Paulo Neves, que nos deixou recentemente, e também de João Abreu, primeiro idealizador da construção da Casa. Distribuiu certificados emitidos por entidades de São Paulo, Sergipe e Bahia, concedidos a figuras de destaque da ACLA, como Walter Veloso e outros.