Alocação da faixa de 3,5 GHz para serviços móveis aceleraria adoção da 5G na América Latina

Principal obstáculo a ser superado é a fragmentação e a subutilização da frequência. Varios países definiram o uso da banda de 3,5 GHz na América Latina.Em alguns casos, sua alocação para serviços fixos sem fio complica sua utilização na nova geração de banda larga móvel. 

A banda de espectro radioelétrico de 3,5 GHz ficou subutilizada em vários mercados da América Latina, o que supõe um dos maiores desafios para permitir o aproveitamento desta banda no contexto da quinta geração móvel. Assim explica o estudo “Espectro para a 5G: situação da banda de 3,5 GHz na América Latina”publicado pela 5G Americas no Brecha Zero.

A banda de 3,5 GHz que foi comtemplada para acesso fixo sem fio de última milha nos anos anteriores, atualmente está subutilizada em vários mercados, e além disso, fragmentada geograficamente, dado que sua alocação aconteceu com licenças nacionais e regionais. Esta situação apresenta em alguns mercados uma complexidade adicional para o seu aproveitamento no contexto da próxima geração móvel”, explicou Jose Otero, Vice-presidente para América Latina e Caribe da 5G Americas.

O estudo estabelece que um dos maiores desafios da região é o aproveitamento da banda de espectro radioelétrico de 3,5 GHz para serviços de banda larga móvel da 5G. O relatório foi produzido com base no documento “Espectro na América Latina e no Caribe para 5G: bandas Médias e Altas”, também publicado pela 5G Americas. O White paper apresenta uma revisão da situação da banda de 3,5 GHz em 11 mercados da região, de uma perspectiva para o desenvolvimento da 5G.

O relatório Espectro na América Latina e no Caribe para 5G: Bandas Médias e Altas pode ser baixado aqui.

###

Sobre a 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas
A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas.  A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington. Para mais informações, visite www.5gamericas.org. Siga-nos no Twitter: @5GA_Brasil, no Facebook e acompanhe nosso grupo no Linkedin: 5G Americas – Latin America & Caribbean.

Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: AT&T, Cable & Wireless, Ciena, Cisco, CommScope, Ericsson, Intel, Kathrein, Mavenir, Nokia, Qualcomm, Samsung, Shaw Communications, Sprint, T-Mobile US, Inc, Telefónica e WOM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar