Altas temperaturas: especialista dá dicas para cuidar do carro em dias muito quentes

Nos últimos meses, o Brasil tem registrado temperaturas acima da média e muitas preocupações surgem entre a população, e uma delas atinge os motoristas que precisam ficar atentos a possíveis danos no funcionamento dos seus veículos. As altas temperaturas podem não apenas afetar o conforto dos ocupantes, mas também colocar o veículo em risco de danos.

 

“Em dias quentes, evite encher o tanque até a ‘boca’. Deixe espaço para a expansão do combustível devido ao calor. Essas precauções simples podem preservar seu carro e garantir uma condução segura durante o verão”, explica Antônio José Costa, assessor de assuntos econômicos do Sindipostos-CE.

 

De acordo com o profissional do Sindipostos, algumas simples dicas podem salvar e proteger o carro nos dias mais quentes.

 

1. Verifique o sistema de arrefecimento: certifique-se de que o sistema de arrefecimento do seu carro está em perfeito estado. O superaquecimento do motor é uma preocupação real em dias quentes, portanto, mantenha o nível do líquido de arrefecimento e verifique se não há vazamentos.

 

2. Pneus adequadamente inflados: as altas temperaturas podem aumentar a pressão dos pneus. Por isso, é necessário verificar regularmente a pressão dos pneus e mantê-los dentro dos limites recomendados pelo fabricante.

 

3. Proteção da pintura: o calor intenso e a exposição ao sol podem danificar a pintura do carro. Estacione na sombra sempre que possível e considere aplicar uma camada de cera protetora para evitar danos causados pelos raios solares.

 

4. Manutenção do sistema de ar condicionado: em dias quentes, o sistema de ar condicionado é essencial para o conforto dos ocupantes. Certifique-se de que está funcionando corretamente, verifique o nível do refrigerante e, se necessário, faça a manutenção adequada.

 

5. Inspeção do nível de óleo: verifique regularmente o nível de óleo e troque-o conforme as recomendações do fabricante.

 

“Recomendamos que os motoristas estejam atentos aos sinais de superaquecimento e verifiquem regularmente os níveis de fluidos e a pressão dos pneus. Além disso, em estações mais quentes, é fundamental abastecer em postos de sua confiança, garantindo a qualidade do combustível e o bom funcionamento do motor”, complementa Antônio José.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar