Morre em Fortaleza o padre Brendan Coleman Mc Donald
Na foto: Astrid Leão, Pe. Gilson Soares, Pe. Brendan Coleman Mc Donald e Reinaldo Oliveira.
Por Reinaldo Oliveira
Faleceu aos 86 anos em Fortaleza numa manhã de sábado (30/09) por complicações do aparelho urinário em decorrência da Covid-19 o padre Brendan Coleman Mc Donald que residia no Brasil desde 15 de agosto de 1964.
Ao chegar ao País, Mc Donald, que nasceu na cidade de Waterford na Irlanda em 17 de julho de 1937, foi exercer o cargo de vigário paroquial da Igreja de São Raimundo em Fortaleza. Logo depois, ele foi transferido para a Diocese de Iguatu (Região Centro-Sul do Ceará) e, em seguida, para a Prelazia de Cristalândia, no estado de Goiás, onde foi coordenador da Pastoral Universitária na Universidade Católica de Goiás, professor no Seminário Redentorista São José (Vila Aurora, Goiânia-GO), confessor e orientador espiritual das Irmãs da Mãe Dolorosa e das Irmãs Franciscanas dos Pobres e ainda vigário paroquial dos Padres Redentoristas.
Em 1973 o religioso retornou à capital cearense e se tornou outra vez vigário paroquial da Igreja de São Raimundo, permanecendo no cargo até 2007. Exerceu ainda o ofício de capelão na Capela de São José, no bairro Pici, e administrador da Paróquia de Bom Jardim.
Fiéis na missa
No Colégio Redentorista de Fortaleza, ele foi professor, vice-diretor e diretor pedagógico, sendo um dos fundadores e primeiro presidente do Conselho de Orientação do Ensino Religioso do Estado do Ceará (CONOERCE). Padre Brendan foi ainda professor de Filosofia na Faculdade de Filosofia da Arquidiocese de Fortaleza, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenador da Pastoral Universitária na UFC, sendo, durante anos, corresponsável por um programa semanal na TV Ceará (TVC), chamado de “Falando Sério do Amor de Deus”.
Habitualmente aos domingos, ele celebrava a missa das 10 horas na Catedral Metropolitana de Fortaleza e por recomendação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), recebeu da Arquidiocese de Fortaleza – durante os jogos da Copa do Mundo no Brasil em 2014 – a incumbência de celebrar as missas em inglês naquele templo católico sempre que os jogos envolvendo a Seleção Brasileira ocorressem aos domingos quando tinha a assistência dos fiéis Astrid Leão, Camilla Figueiredo e Antônio Reinaldo Oliveira, que na língua de Shakespeare proclamavam os textos litúrgicos.
O clérigo irlandês – que tinha doutorado em Teologia pela Fairfax University (EUA); doutorado em Psicologia pela Pacific Western University (EUA); e doutorado em Educação pela Universidade Nacional da Irlanda – publicou mais de mil artigos em jornais de grande circulação brasileiros, a maioria deles versando sobre questões educacionais, religiosas e moralidade cristã.
Reinaldo Oliveira e Camilla Figueiredo, integrantes da celebração litúrgica em inglês
Padre Brendan celebrando a missa em inglês
Cerimônias religiosas em outros idiomas realizadas em Fortaleza durante a Copa do Mundo no Brasil em 2014:
https://www.verminososporfutebol.com.br/papo-serio/fortaleza-tera-missas-em-mais-5-idiomas/