Engenheiro de Fortaleza ajuda a preservar a memória ferroviária do Brasil

Filme estreia quinta-feira nos cinemas. Diretor Terry Gilliam enfrentou incontáveis problemas

 

Apaixonado por trens, ele aderiu ao hobby do ferreomodelismo para matar a saudade dos áureos tempos dasferrovias

O ferreomodelismo é um dos hobbies mais antigos do mundo, esua origem remonta ao período em que o transporte ferroviário foiadotado massivamente. As primeiras miniaturas de trens foramfabricadas por volta de 1830, por artesãos alemães. De lá para cá,muita coisa mudou, principalmente no Brasil, onde o transporte de passageiros pelas ferrovias deixou de acontecer, com exceção dospasseios turísticos. Mesmo assim, a paixão de algumas pessoas poreste hobby se intensificou.

De norte a sul do Brasil, muitas pessoas têm se interessado pelos trens elétricos em miniatura, seja por pura diversão, hobby ou mesmo para preservar a memória ferroviária do país. É o caso do engenheiro João Luiz Guimarães Franco, 63 anos, morador de Fortaleza, que começou com este hobby há cerca de 20 anos. “Comecei a me interessar pelo tema por intermédio do meu pai, que possuía alguns trens; hoje possuo umas 10 locomotivas e uns 40 vagões. Por aqui há poucos praticantes de ferreomodelismo, talvez pelo fato de a cidade ser muito quente. Mas seria interessante se Fortaleza possuísse uma área que pudesse reunir os amantes deste hobby, como tem no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e em outros locais do país”, afirma Franco, que já teve uma maquete, onde colocava seus trens para rodar, mas a desativou. “Agora estou pensando em construir uma outra”, completa.

Mercado atraente

O Ceará é um dos mercados mais atraentes para a FrateschiTrens Elétricos, empresa com sede em Ribeirão Preto, no interiorpaulista, que completou 50 anos de atuação no mercado e é a únicafabricante de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composiçõesreais na América Latina. “As pessoas pensam que o transporteferroviário morreu, mas ele está vivo e em expansão. A ferrovia é devalor estratégico imprescindível para um país como o Brasil, e estecrescimento ajuda a fomentar ainda a mais a paixão que muitosbrasileiros têm pelos trens, e muitos passam o hobby doferreomodelismo para as futuras gerações”, diz Lucas Frateschi,diretor da empresa. No Brasil, inclusive, existem diversasassociações que reúnem os amantes deste hobby saudável einteressante.

Sobre a Frateschi

Fundada em 1967, a Indústrias Reunidas Frateschi é a únicafabricante da América Latina de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais. Situada em Ribeirão Preto, no interiorpaulista, tem a missão de divulgar e preservar a memória ferroviáriado Brasil, por meio da prática do ferreomodelismo. Há 50 anos neste mercado, a empresa tem a convicção de que importantes relaçõeshumanas, como a interação entre pai e filho, avô e neto e amigos, são fortalecidas em momentos descontraídos durante a prática destehobby.

Com atuação nacional e internacional, a Frateschi possui representantes nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, MinasGerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul,Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia, Ceará e Pernambuco, além doDistrito Federal. No exterior, seus representantes estão na Argentina, Chile, Uruguai, Austrália, Nova Zelândia, Rússia, Suíça, África do Sule Taiwan.

Mais informações podem ser obtidas no sitewww.frateschi.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar