Documentário ‘Nas Ondas de Dorival Caymmi’ aborda a criação das músicas do compositor baiano

Cena do filme ‘Nas Ondas de Dorival Caymmi’ (foto de Mario Luiz Thompson)

LONGA ESTREIA NO FESTIVAL DO RIO TRAZENDO DEPOIMENTOS DE ARTISTAS COMO CHICO BUARQUE, GILBERTO GIL, CAETANO VELOSO, MARIA BETHÂNIA E DORI, DANILO E NANA CAYMMI, FILHOS DO CANTOR

Fotos: Aqui

O documentário musical “Nas Ondas de Dorival Caymmi”, dirigido por Locca Faria e produzido por Helio Pitanga da Bossa Produções, estreia no Festival do Rio na Mostra Retratos da Première Brasil. Com exibição dia 9, às 19h, no Estação Net Botafogo 1, o filme faz um recorte sobre a criação das obras do cantor, compositor e poeta baiano Dorival Caymmi com depoimentos de artistas, pesquisadores, jornalistas e amigos que conviveram com ele e puderam desfrutar de sua sabedoria, talento e simplicidade.

Com muita música, a produção traz imagens de arquivo de apresentações de Caymmi e interpretações de Carmen Miranda, Nara Leão, Djavan, Tom Jobim, Elza Soares, Alfredo Del-Penho, BNegão, Grupo Casuarina para suas composições. Entrevistas inéditas com artistas como os filhos Dori, Danilo e Nana Caymmi; Chico Buarque; Gilberto Gil; Caetano Veloso; Maria Bethânia; Paulo César Pinheiro e João Bosco, os jornalistas Nélson Motta e Tarik de Souza, o produtor musical André Midami, entre outros, integram o documentário.

O filme revela o processo de criação do poeta, compositor popular, e algumas de suas composições: “Saudade da Bahia”, “Samba da minha Terra”, “Doralice”, “Modinha para Gabriela”, “Maracangalha”, “Saudade de Itapuã” e “Rosa Morena”. Caymmi teve influência da música negra, desenvolveu um estilo pessoal de compor, cantar e tocar violão de uma maneira única, demonstrando espontaneidade nos versos, sensualidade, riqueza melódica com inspiração pelos hábitos, costumes e as tradições do povo baiano.

Uma das passagens do filme traz a história da cantora Carmen Miranda, que gravou a música “O Que é Que a Baiana Tem” e se tornou sucesso imediato nacional e internacionalmente, transformando também a vida de Caymmi, aos 24 anos de idade.

Nas Ondas de Dorival Caymmi” conta a vida deste importante compositor da música brasileira com a grandeza de sua simplicidade, sua paciência na criação da poesia e da música, tendo sua obra como fio condutor do filme.

A minha relação com Caymmi é profunda desde que era ainda garoto. Sempre foi o meu mestre e amigo paterno, com ele aprendi tudo: ter um olhar mais atento aos detalhes; almejar a simplicidade, a contemplação, a essência da verdade; ouvir o tempo, sentir a espiritualidade, admirar o feminino das coisas. O filme é isso tudo: é ele, sua vida e sua obra. É nossa homenagem, o agradecimento de todos nós que participamos na frente ou atrás das câmeras para mostrar esse genial artista e ser humano na expressão da sua música, poesia e na arte do seu saber. Conseguimos estar profundamente com ele “Nas Ondas de Dorival Caymmi”. É ver, aprender e se emocionar,” comemora Locca Faria.

Distribuído pela Bretz Filmes, o longa estreia nos cinemas no primeiro semestre de 2024.

Dorival Caymmi nas palavras deles:

 

É a essência, ele é o traço… tão simples, que é inimitável. É único – Chico Buarque

Caymmi tem brilho. A obra dele tem brilho … para mim talvez o maior que eu conheça – Maria Bethânia

Uma centena de canções perfeitas – João Bosco

É um dos pilares fundamentais da música popular do Brasil – Paulo César Pinheiro

Parece que tem a pontuação, a ginga da conversa mesmo, dentro da letra e da melodia – Caetano Veloso

Especialmente essa coisa da capacidade de contar história plenas, densa e intensas no resumo das pequenas canções – Gilberto Gil

Não haveria bossa nova e João Gilberto, sem Dorival Caymmi – Nelson Motta

Ficha Técnica:

Direção: Locca Faria

Produzido por: Helio Pitanga

Roteiro: Locca Faria e Pablo Ribeiro

Pesquisa: Helio Pitanga e Antônio Venâncio

Argumento: Antônio Medeiros e Hugo Sukman

Direção de Fotografia: Locca Faria e Flávio Ferreira

Som Direto: Toninho Muricy

Montagem: Pablo Ribeiro

Mixagem: Denílson Campos

Direção de Arte: Rico Vilaroucas e Pablo Ribeiro

Produtor Executivo: Helio Pitanga

Produtora Proponente: Bossa Produções

Distribuidora: Bretz Filmes

Sobre Locca Faria é um criador multimídia, diretor, roteirista, diretor de fotografia, designer de capas/cds e fotógrafo. Vem realizando vários trabalhos desde a década de 70 até hoje, criou e dirigiu especiais em TVs, para os canais Multishow, Manchete, Antene 1, TV Brasil, direção e fotografia para produtoras, agências e Globotec (grupo TV Globo), além da criação gráfica e fotos de capas/cds de vários artistas entre eles Milton Nascimento, Sarah Vaughan, Dorival Caymmi e outros, além de participações em filmes para o mercado cinematográfico. Criou a produtora L.F. Comunicação e Filmes em 1985 que é a produtora associada do filme “Nas Ondas de Dorival Caymmi” onde realiza a direção, fotografia e roteiro que será lançado no Festival do Rio 2023.

Sobre Helio Pitanga é produtor e sócio da Bossa Produções, documentarista com formação acadêmica na área de Comunicação Social e MBA em TV Digital & Novas Mídias. Diretor dos documentários: “Arpoador, Praia e Democracia” (Prêmio de melhor filme – Festival de Cinema de Saquarema) e “Som, Sol & Surf – Saquarema” (Prêmio do Júri, festival Aruanda – PB). Produtor e pesquisador do filme: “Nas Ondas de Dorival Caymmi”.

Bossa Produções fundada em 2002, no Rio de Janeiro, tem portfólio diversificado em projetos de relevância cultural para cinema, televisão e música entre eles: “Clássicos do Samba” de Haroldo Costa – Prêmio de Cultura – Minc (doc.), “Consciência Negra” – curadoria Charles Gavin (especial de TV), “Sonoridades”- curadoria de Nelson Motta (série de TV) e “Som Sol & Surf – Saquarema” de Helio Pitanga (doc – Prêmio especial do Júri – Festival Aruanda/ PB). A empresa vem exibindo séries documentais e de ficção em diversos canais para diferente públicos: GNT, Canal Brasil, TV Cultura, Canal Curta, TV Rá-Tim-Bum, TV Brasil entre outros.

Distribuidora | Bretz Filmes  

Com mais de 30 anos de presença no mercado cinematográfico, a Bretz Filmes vem atuando como distribuidora e produtora, tendo distribuído filmes de renomados diretores como Walter Salles, Karim Ainouz, Eduardo Coutinho, Helena Solberg, Sandra Kogut, Sérgio Machado, Flávia Castro, Izabel Jaguaribe, Marina Person, Nelson Pereira dos Santos, Ricardo Calil, Renato Terra e Heitor Dhalia. Seu diretor, Luiz Bretz, também dirigiu por 10 anos a área de distribuição da VideoFilmes. Atualmente a Bretz Filmes é uma das principais distribuidoras de documentários e filmes de autor nos cinemas do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar