Dia Mundial do Coração: um alerta de atenção para a saúde
“Eles fizeram quatro pontes no meu coração, uma avenida no meu peito, uma via expressa na perna; só não mexeram na rotatória. E se mexeram, fizeram um serviço muito bem feito: num tá vazando nada”. É assim que Papudim, personagem do humorista Bené Barbosa, conta como foi a experiência de seu alter ego no Hospital Antônio Prudente, há cerca de cinco anos, quando chegou na unidade sofrendo um infarto sem saber.
O dia começou normal. Tinha até ido jogar bola, ocasião em que fez um “gol lindo”. “Também foi o único que fiz na vida”, brinca. Começou a sentir um desconforto por volta das 11h, mas não quis ir ao médico, pois tinha um show beneficente mais tarde. Fez o show, tirou fotos com o público e depois pediu licença para ir ao hospital. Chegando lá, encontrou um cardiologista conhecido, Dr. Rivanildo Alves. Bené contou os sintomas e o médico imediatamente o encaminhou para fazer os exames. “De lá, saí direto pra sala de cirurgia, onde fui operado pelo Dr. Adriano Lima”, lembra.
Atualmente, o Antônio Prudente, da Hapvida NotreDame Intermédica em Fortaleza, é referência em procedimentos cardíacos entre os hospitais privados do Ceará. A unidade realiza em média 35 cirurgias cardíacas por mês e possui material e salas disponíveis para atendimento 24h dos clientes.
“Isso é possível devido a nossa expertise em cirurgias minimamente invasivas, de revascularização e de troca valvar, que estão associadas a um tempo cirúrgico menor e uma cicatrização mais eficiente, aliado à nossa estrutura, que permite a realização de dois procedimentos simultâneos em salas distintas”, explica Mairton Bosford, diretor médico da unidade.
Foi a capacidade do hospital e a agilidade da equipe que conseguiram salvar a vida do humorista, que hoje conta o episódio como forma de piada. Ele conta que sempre teve uma vida saudável: fazia atividade física, se alimentava bem e nunca teve vícios (bebida ou cigarro). Por isso, nunca imaginou viver algo parecido. Então, no Dia Mundial do Coração, sua história de superação é compartilhada para que sirva de lembrete de que a saúde do coração é uma prioridade para todos, independentemente da rotina.
Infartos no Brasil
De acordo com dados do Ministério da Saúde e de entidades médicas como a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a média de casos de infartos agudos do miocárdio por ano varia de 100 a 150 mil. O cardiologista da Hapvida NotreDame Intermédica, Josely Figueiredo, reforça a importância de adotar medidas de prevenção, como manter um estilo de vida saudável com atividades físicas – cerca de 150 minutos semanais, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) –, alimentação balanceada e a visita regular ao médico para um check up. “Tendo isso em mente, com certeza o seu coração vai agradecer e recompensar você com uma vida mais longa e saudável”, conclui o especialista.