Campanha pede ensino do método Braille nas escolas públicas; 12 mil assinam petição
Abaixo-assinado foi aberto na plataforma Change.org por um projeto que apoia pessoas cegas e com baixa visão; ideia é que o método seja ensinado aos alunos com deficiência visual
Braille é um método de alfabetização de pessoas com deficiência visual (Foto: Reprodução) |
Buscando promover a inclusão e a igualdade de oportunidades, uma campanha está coletando assinaturas para reivindicar que o método Braille faça parte do currículo escolar de alunos com deficiência visual do Ensino Fundamental das escolas públicas do Brasil. A mobilização já engaja mais de 12 mil pessoas por meio de uma petição aberta na Change.org. A campanha foi lançada pelo “Projeto Enxergando o Futuro com as Pontas dos Dedos”, que, gratuitamente, alfabetiza pessoas com baixa visão ou cegueira total, no método Braille. O projeto foi idealizado pela empresária Daniela Reis Frontera, que mora em Duartina, interior de São Paulo. Aos 23 anos, ela foi diagnosticada com a doença degenerativa retinose pigmentar. Ao começar a perder um pouco da visão a cada dia, Daniela percebeu o quão difícil era encontrar um profissional que pudesse dar aulas e auxiliá-la a aprender o sistema de escrita. “Considerando que a inclusão é um direito fundamental, é necessário implementar medidas que garantam o acesso pleno e efetivo à educação para todos os alunos, independentemente de suas habilidades visuais”, defende no abaixo-assinado lançado. A campanha lembra que a inclusão de alunos com deficiência é uma obrigação estabelecida por lei. O manifesto justifica que o ensino do Braille nas escolas trará benefícios tanto para os alunos com deficiência visual, que terão acesso a uma educação de qualidade, quanto para os demais, que desenvolverão empatia, respeito e convivência com a diversidade. A proposta apresentada na petição inclui cinco pontos centrais: a capacitação do professores para o uso do Braille; adaptação dos materiais didáticos, incluindo a produção e disponibilização acessíveis no método; adequação da infraestrutura da escola, garantindo equipamentos com recursos de acessibilidade e sinalização tátil; parcerias com instituições especializadas para promover troca de conhecimentos e experiências; e desenvolvimento de ações de sensibilização e conscientização para combater preconceitos e estereótipos. Confira na petição todos os pontos da proposta: http://change.org/ “A inclusão do Braille no ensino fundamental público é fundamental para garantir a efetiva inclusão de pessoas com deficiência visual”, finaliza o projeto no abaixo-assinado. |