E-commerce registra queda de 5% no tráfego em agosto
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Segmento educacional cresce, após quatro meses em queda (iStock) |
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Enquanto conta os dias para a chegada da Black Friday, o comércio eletrônico brasileiro teve seu desempenho mais baixo em termos de tráfego dos últimos três meses: em agosto, 2,4 bilhões de visitas únicas foram registradas nas plataformas do país, segundo o Relatório Setores do E-Commerce, da Conversion. É um desempenho 5,2% menor do que o de julho, quando 2,53 bilhões de acessos atravessaram o e-commerce – aquele foi, aliás, o segundo melhor mês de 2023, atrás apenas de janeiro (2,69 bilhões de visitas). A queda se explica pela retração de alguns pilares do tráfego: o primeiro deles – o acesso via navegadores web – caiu 6% em agosto na comparação com o mês anterior. Da mesma forma, o setor de marketplaces, que reúne alguns dos principais portais de compras online do Brasil, perdeu 5% dos seus acessos no mês, com 1,052 milhão de visitas únicas. Para Diego Ivo, CEO da Conversion, a queda de agosto não representa exatamente uma novidade. “A desaceleração que observamos no último mês não é surpreendente, dadas as flutuações sazonais. No entanto, as expectativas são positivas para os próximos meses, especialmente com a Black Friday à vista”, diz. “A Black Friday é a porta de entrada para o principal momento do varejo nacional. Essa relevância muito provavelmente será percebida nos próximos relatórios, captando a atenção das pessoas a determinados produtos”, continua Ivo. Para as marcas, a oscilação teve pesos diferentes: A Amazon Brasil, por exemplo, passou de 228 milhões de acessos para 194 milhões – uma diferença de 15%. Já o Mercado Livre permaneceu estável (-1%), na casa dos 328 milhões de visitas. |
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Fonte: Conversion/2023 link:https://lp.conversion. |
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Em agosto, na verdade, nenhuma marca cresceu em tráfego. Ao contrário, todas retraíram de alguma forma. Educação em alta Apesar da queda no setor como um todo, um segmento cresceu em agosto: o de Educação, com itens como livros e papelarias (4%). Foi a primeira alçada depois de quatro mês de retração. No mês, foram 118,7 milhões de visitas. Na contramão, o setor de Presentes e Flores teve seu pior desempenho da série histórica da Conversion, iniciada na metade de 2022. Com 5,6 milhões de visitas, caiu 18% em relação a julho e consolidou o resultado mais baixo desde fevereiro (6,7 milhões). O setor Infantil perdeu 17% do seu tráfego, assumindo o pior dado de 2023. Em agosto, foram 11,7 milhões de acessos. Completa a lista de quedas o setor de Calçados (-13%). Na métrica do Share of Search, por sua vez, a irregularidade de 2022 deu lugar a uma estabilidade significativa agora: desde os primeiros meses do ano, a Amazon se consolidou como a marca mais citada nos buscadores dentro de um setor. Em agosto, 54% dos usuários dentro de marketplaces procuraram diretamente por ela. Esse número foi de 40% para a Petz e também para a Stanley – dos setores de produtos pets e presentes, respectivamente. Sobre a Conversion Fundada em 2011, a Conversion é uma agência de Search Engine Optimization (SEO) que usa dados, tecnologia e conteúdo para destravar o potencial de crescimento em busca orgânica de pequenas, médias e grandes empresas. Em 2018 recebeu o prêmio de Melhores Agências de Performance pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) e, em 2021, lançou o Data-driven PR, frente que integra PR, Business Intelligence e Search para gerar estudos e pautas relevantes para mercado e imprensa. É reconhecida como uma das melhores empresas para trabalhar no país pela Great Places to Work. https://lp.conversion.com.br/relatorio-setores-ecommerce |