Julho Amarelo: médica hepatologista e HGF se unem em testagem gratuita

Neste Julho Amarelo, mês de luta contra as hepatites virais, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), a médica hepatologista e gastroenterologista Marina Studart e a Associação Cearense dos Pacientes Hepáticos e Transplantados (ACEPHET) se unem em prol do diagnóstico precoce da doença.  Nesta terça-feira (25), das 7h às 13h serão disponibilizados 150 testes gratuitos aos pacientes e acompanhantes que estiverem na unidade de saúde.
O resultado dos exames para as Hepatites B e C é imediato e pode salvar vidas. Não será preciso cadastro anterior à data da ação, ficando os testes disponíveis no Hall dos Ambulatórios do HGF, sob coordenação da médica idealizadora da ação ao lado de um grupo de voluntários. Aqueles que positivarem serão orientados pela equipe a buscarem a unidade básica de saúde.
“A Hepatite B e a Hepatite C são doenças que podem evoluir para cronicidade no fígado, como cirrose, doença de estado avançado no fígado. Conseguindo um diagnóstico precoce, isso nos ajuda a evitar que a doença evolua para um quadro mais grave, podendo ter a chance de cura dessas hepatites”, conforme a médica hepatologista, Marina Studart.
CAMPANHA
A campanha ‘Julho Amarelo’ é instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem como finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.
As hepatites podem, por vezes, ser transmitidas pelo contágio fecal-oral, como: em locais com condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos; pela relação sexual desprotegida; pelo contato com sangue contaminado, ou até mesmo a partir do compartilhamento de objetos perfuro-cortantes, como seringas, agulhas, lâminas de barbear e alicates de unha.
IDEALIZADORA DA AÇÃO
Marina Studart tem trabalho de renome nacional no combate às hepatites, sendo autora do livro: ‘Estadiamento Laennec e sua Relação com os Desfechos Clínicos da Cirrose pelo Vírus da Hepatite C’.
Também é mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo, membro titular da Federação Brasileira de Gastroenterelogia (FBG), da Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH), da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), American Association for Study of Liver Disease (AASLD) e American College of Physicians (ACP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar