Vila das Artes realiza Seminário de Imersão Colaborativa Circense
Evento, que conta com apresentações e debates, marca a consolidação da Escola Pública de Circo de Fortaleza
A Vila das Artes promove, nesta sexta-feira e sábado (24 e 25/05), o Seminário de Imersão Colaborativa Circense – Construindo a Escola de Circo que Queremos. Com programação diversa, que inclui apresentações artísticas, mesas redondas, debates, palestras e grupos de trabalho, o evento tem por objetivo traçar com os diversos coletivos circenses da Cidade as diretrizes das Escola Pública de Circo da Vila das Artes. Pré-inscrições podem ser realizadas online e deverão ser validadas presencialmente no dia do evento.
Clique aqui para se inscrever.
Luciano Bento, coordenador da Escola Pública de Circo da Vila das Artes, enaltece o caráter colaborativo e democrátivo do evento. “A Escola Pública de Circo da Vila das Artes tem muito a ganhar com toda essa interação. Além de diversos artistas e coletivos do Ceará, contamos ainda com a presença de comissões que vêm da Bahia e de Pernambuco. Durantes os GTs (grupos de trabalho), todos poderão contribuir para a consolidação do plano político pedagógico da Escola”, afirma.
Entre as apresentações circenses confirmadas, estão Orlângelo Leal, Circo Seven Brothers e Israel Santana. Confira abaixo a programação completa.
A Vila das Artes é um equipamento da Prefeitura de Fortaleza, gerido pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).
Programação
Sexta (24/05)
13h a 14h – Credenciamento e intervenção artística com o Circo Seven Brothers, no hall de entrada da Vila das Artes
14h a 14h15 – Abertura
14h20 a 16h – Mesa 1: “Panorama da Formação e Certificação Circense no Ceará”
Convidados: Galpão da Vila, APAECE, Canoa Criança, Instituto Intervalo, Circo-Escola (Palmeiras e Bom Jardim), Lona da Maria (Itapipoca), Instituto de Ecocidadania Juriti (Juazeiro do Norte)
16h a 16h20 – Intervalo
16h20 a 16h50 – Apresentação do roteiro de intenções da Escola Pública de Circo Vila das Artes
16h50 a 17h – Encerramento, com pocket show resultado da Oficina Música Excêntrica no Circo-Teatro, com alunos sob o comando de Orlângelo Leal, e o número yeeeahhh!!!, com o artista Batuta
Sábado (25/05)
8h30 a 9h10 – Mesa 2: “Diálogos no picadeiro: Experiências Formativas em Artes do Circo no Nordeste Brasileiro (UNEB – Universidade do Estado da Bahia)”
9h10 a 9h40 – Mesa 3: “A importância da construção de competências na definição de processos formativos em circo (Escola Pernambucana de Circo)”
9h40 a 10h10 – Debates sobre mesas
10h10 a 10h30 – Intervalo
10h30 a 12h – Organização e divisão dos participantes para os Grupos de Trabalhos
GT1: “Metodologias criativas: pedagogia e didática”
GT2: “Estrutura curricular: conteúdos e temas, certificação (como?), possibilidades e modelos”
GT3: “Seleção: critérios e perfis de aluno e professor”
GT4: “Vínculos institucionais: estágios, parcerias, pontuação extra para ingresso em outras instituições de ensino de circo, etc”
12h a 13h30 – Intervalo
14h a 16h – Retorno aos Grupos de Trabalho
16h a 16h40 – Fechamento dos GT (10 minutos cada)
16h40 a 16h50 – Criação do GT pós-seminário para compilação de resultados
17h – Encerramento com a Performance Circense “O Palhaço Santos”, de Israel Santana (BA).
Serviço
Seminário de Imersão Colaborativa Circense – Construindo a Escola de Circo que Queremos
Quando: Sexta e Sábado (24 e 25/05)
Onde: Vila das Artes (Rua 24 de maio, 1221 – Centro)