Ceará e Maranhão marcam presença em seminário de lideranças jurídicas em Nova Iorque
O escritório Nelson Wilians Advogados (NWADV), empresa de advocacia com presença em todas as capitais do Brasil, esteve presente em Nova Iorque, na segunda semana de maio, para o encontro dos gestores participantes do Seminário Structural Issues in Law Firm Management, organizado pela Fordham Law School em parceria com a Mattos Filho Advogados. Na ocasião, o escritório foi representado por André Menescal, sócio-diretor das filiais da banca localizadas no Ceará e no Maranhão.
O seminário, que iniciou em janeiro e se encerrou no dia 12 de maio, reuniu 134 advogados de 19 países para compartilhar conhecimento sobre temas como: governança e estrutura de administração de escritórios; estratégias de precificação e eficiência; sistemas de remuneração e bonificação de sócios e associados, relacionamento com o cliente, dentre outros.
Durante sua participação no curso, Menescal atuou como moderador em uma das discussões levantadas pelo grupo, debatendo sobre as diferentes estruturas de remuneração de associados e sócios nos escritórios e ressalta a experiência trocada com os demais gestores: “O Seminário possibilitou um diálogo com escritórios de diferentes dimensões e regiões do mundo sobre temas que são comuns às bancas de advocacia. Todos os escritórios acabam lidando com desafios como gestão financeira, governança corporativa, marketing e atração e retenção de talentos. Essa troca de conhecimentos nos trouxe uma série de novas perspectivas para abordar os desafios que temos hoje, ao mesmo tempo em que levamos um pouco da experiência da NWADV nesses pouco mais de 20 anos de história”, afirma.
No último encontro, o grupo debateu também sobre a formação de preço, tendências do mercado na definição de honorários, desafios da integração da Inteligência Artificial à prestação dos serviços jurídicos, dentre outros temas de grande relevância para o segmento. Entre os palestrantes de destaque ao longo do Seminário estiveram nomes como Karen LoDico, CFO do Morgan Lewis & Bockius e Rafique Bachour, sócio-diretor Global do Freshfields Bruckhaus Deringer, escritórios internacionais reconhecidos entre os maiores do mundo.