Instituto Salvata de Educação divulga sua programação anual de cursos e abre inscrições para a formação de Laparoscopia Básica
O Instituto Salvata de Educação, espaço voltado para a promoção da educação em saúde, em Fortaleza, lança sua programação anual de cursos para 2023, com formações presenciais e de educação a distância. O objetivo é trazer para mais próximo dos profissionais do norte e nordeste conhecimento de ponta e de alto nível científico. Dirigido pelas médicas Kathiane Lustosa, Andreisa Bilhar e Sara Arcanjo, a instituição conta com uma ampla rede de professores e colaboradores.
Já estão abertas as inscrições para a segunda edição da formação em Laparoscopia Básica, voltado para médicos cirurgiões de abdome e pelve, que será realizado de forma presencial, dia 13 de maio, de 8h às 16h, no BS Tower (Rua Gonçalves Ledo, n. 777, Aldeota, Fortaleza). Segundo a médica e diretora do instituto Sara Arcanjo, o objetivo é proporcionar ao aluno treinamento técnico e noções básicas do procedimento. “Vamos abordar desde o conhecimento dos materiais necessário assim como seu manuseio, até técnicas cirúrgicas com noção aprofundada de ambidestria, ergonomia, eletrocirurgia, anatomia e dissecção, inserção de trocater e estratégias para melhor performance cirúrgica”, explica a médica. As inscrições podem ser realizadas no site www.institutosalvata.com.br ou no Instagram do Instituto Salvata.
Estão sendo programados também os cursos de Sutura Laparoscópica e Imersão em Endometriose. O treinamento em sutura é fundamental para a prática de todo cirurgião laparoscópico, para garantir o sucesso da cirurgia minimamente invasiva. Já o curso de Imersão em Endometriose será voltado para todos os profissionais de saúde com interesse no tema. “Muitas mulheres acham que é normal sentir cólicas intensas durante a menstruação ou na relação sexual e não procuram ajuda médica, o que atrasa o diagnóstico. Às vezes, os profissionais de saúde também negligenciam as dores das mulheres, não pesquisando a doença. Vamos falar sobre isso e sobre as possibilidades de tratamento”, destaca a médica Kathiane Lustosa.
No segundo semestre, acontecerá a segunda edição do Curso Desvendando a Anticoncepção, destinado para médicos e ginecologistas, que irá abordar desde a base molecular a aplicabilidade clínica. O evento contará com palestrantes de renome nacional, como a Profa. Dra. Carolina Sales Vieira, pesquisadora do INCT Hormona, no Centro da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto.
Também será realizada a terceira edição do Curso OASIS (Obstetric Anal Sphincter Injury). Neste curso, são discutidas as técnicas de diagnóstico e reparo das lesões de esfíncter anal que ocorrem durante o parto normal, baseado em evidências científicas. Os palestrantes trazem as principais atualizações sobre o tema, buscando discutir também a prevenção de laceração perineal grave. “Portanto, é de grande importância para todos os profissionais que atuam na prática do parto vaginal”, enfatiza a dra. Sara Arcanjo.
Ainda será realizada o curso de Imersão em Uroginecologia, destinado a ginecologistas, fisioterapeutas, nutricionistas e enfermeiros. O objetivo é trabalhar de forma multidisciplinar temas de incontinência urinária e prolapso de órgãos pélvicos. De acordo com dra Andreisa Bilhar, “a perda de urina é muito comum entre as mulheres, e muitas vezes considerada normal com a idade. Precisamos divulgar mais as atualizações sobre o tema, para que os profissionais saibam abordar as pacientes de maneira integral, com foco na qualidade de vida das mulheres”.
E, em novembro, começam as inscrições para a nova edição do Programa de Fellowship em Cirurgias Ginecológicas Minimamente Invasivas e em Cirurgias Colorretais Laparoscópicas. O programa de complementação para médicos especialistas interessados em aperfeiçoar seus conhecimentos será realizado de março de 2024 a fevereiro de 2025, com carga horária 40h semanais.
Também já está confirmada a quarta edição do Salvata Experience, evento científico sobre cirurgia ginecológica minimamente invasiva, que traz a Fortaleza profissionais de renome internacional para tratar do tema. Será no dia 23 de março de 2024.