Cimento APODI recebe estudantes e mostra cuidados com recursos hídricos na empresa
Para marcar o Dia Mundial da Água, celebrado na última quarta-feira (22), e reforçar a importância desse recurso natural para a população como um todo, o Centro de Educação Ambiental Ivens Dias Branco (CEA) da Cimento Apodi recebeu, na última sexta-feira (24), alunos da Escola Francisca Laura de Jesus, do município de Quixeré, localizado no interior do estado. A iniciativa faz parte do cronograma de ações da Cimento Apodi em alusão a data e reforça também a relevância do fluido nos processos produtivos da empresa e a sua busca constante pela eficiência hídrica em suas instalações.
Durante a visita, os alunos conheceram todos os processos de reaproveitamento de água realizados na unidade do Cimento Apodi, como o processo de reutilização da água da chuva, que é direcionado para as cavas das pedreiras e lá fica armazenado para ser utilizado novamente. Esse tipo de captação representa cerca de 46,81% de toda a água consumida na unidade. Dessa forma, a empresa cumpre o objetivo de manter e de expandir ainda mais o uso dos recursos hídricos de forma responsável.
“Acreditamos que ter a sustentabilidade como um de nossos valores e disseminar esse pensamento através de nossas ações é uma forma da empresa reforçar esse direcionamento que deve ser uma guia na tomada das decisões individuais e coletivas, tanto para nossos stakeholders internos quanto externos, motivando uma geração que protege o meio ambiente”, afirma Rosineide Matoso, coordenadora de meio ambiente da Apodi.
Atualmente, o Centro de Educação Ambiental Ivens Dias Branco possui um total de 12 estações do conhecimento, todas voltadas a práticas sustentáveis para promover vivências com diversos assuntos. Neste mês de março, a equipe da Cimento Apodi está explorando o tema “Água”, envolvendo o Portal da Caatinga, Bacia Hidrográfica e Tratamento de águas cinzas e negras.
Com ações como essa, a empresa tem o objetivo de impactar o máximo de pessoas possível para mostrar como cada cidadão possui papel fundamental na luta constante pela preservação dos recursos naturais e, assim, replicar o conhecimento sobre pautas relevantes para seus colaboradores, familiares e stakeholders.