Síndrome do túnel do carpo: É mais comum em mulheres entre 30 e 60 anos
Sensação de formigamento, fraqueza muscular na mão, dormência que se manifesta mais à noite,pode ser sinal da Síndrome do Túnel Carpo. A síndrome tende a afetar adultos, especialmente mulheres entre os 30 e 60 anos de idade, e a evolução da doença dificulta manipular estruturas pequenas e executar tarefas simples como pregar um botão, enfiar uma agulha, segurar uma xícara.
A Presidente da Cooperativa dos Médicos Traumatologistas e Ortopedistas do Estado do Ceará (Coomtoce), Dra. Christine Maria Muniz Silva explica o que é a síndrome. “O túnel do carpo é causado principalmente por lesões relacionadas a esforço repetitivo. Essa síndrome acontece porque no punho, o nervo mediano passa em um túnel formado pelos ossos e o ligamento do punho, e junto com ele passam 9 tendões. Então quando alguma dessas partes aumenta, o espaço em que o nervo mediano passa fica menor, e ele é comprimido gerando inflamação do nervo e o aparecimento dos sintomas”, frisa.
É recomendado que evite atividades que impliquem movimentos de flexo-extensão do punho; as alterações dos hormônios da tireoide e doenças como diabetes podem acarretar neuropatias compressivas. Procure o médico se tiver sensação de formigamento nas mãos; Mulheres no climatério (é o período de transição em que a mulher passa da fase reprodutiva para a fase de pós-menopausa.) estão mais sujeitas à síndrome do túnel do carpo, por causa da queda na produção de estrógeno; Sente-se corretamente e apoie braços e punhos quando usar o computador. Não se esqueça de que seu uso inadequado é um fator de risco para L.E.R. e a síndrome do túnel do carpo.