COMO ESTABELECER O VALOR DA BOLSA-AUXÍLIO?
Você sabe definir uma quantia justa de bolsa-auxílio? Tire suas dúvidas sobre o pagamento adequado para os jovens em formação. |
Muitos empresários questionam qual é a quantia mínima da bolsa-auxílio. Na verdade, a lei não determina. Contudo, oferecer uma contraprestação competitiva é benéfico para corporação e estagiário. As companhias têm o papel fundamental de atrair o jovem e incentivá-lo financeiramente para continuar estudando e exercendo a experiência profissional.
Em primeiro lugar, é preciso diferenciar as duas possibilidades de estágio. Conforme o Art. 2º da Lei 11.788/08, ele poderá ser obrigatório ou não-obrigatório. O primeiro caso é mais comum em cursos de licenciatura e da área da saúde, pois os formandos precisam ter a parte prática antes de começarem a exercer de fato a profissão. Portanto, não é necessária a remuneração. Já no segundo, o aluno opta por estagiar a fim de complementar sua formação e adquirir experiência. Assim, a corporação deve prover uma bolsa-auxílio, auxílio-transporte, recesso remunerado, entre outras vantagens previstas na legislação. O ideal é apresentar um valor compatível e atraente. Afinal, o objetivo é motivar e reter um talento interessado em aprender cada vez mais. Uma boa forma de definir o montante é considerar o custo de uma mensalidade paga pelo jovem ou tomar como base pesquisas realizadas por agentes de integração com a média paga no mercado. Empregador, exerça seu poder de manter e ampliar a característica pedagógica do estágio. Há 17 milhões de pessoas aptas a estagiarem e construírem um futuro. Contribua com a transformação na vida delas! Afinal o estágio é bom para o jovem, para a empresa e para o futuro do nosso país. Seme Arone Junior é presidente da Abres – Associação Brasileira de Estágios. Sobre a Abres A Associação Brasileira de Estágios é a maior entidade de representação de agentes de integração do país, ou seja, empresas responsáveis pela seleção e gerenciamento de vagas de estágio. A instituição tem como objetivo promover e divulgar a modalidade junto às comunidades do Brasil, estimulando a formação profissional de jovens talentos. Também executa ações para fortalecer os agentes de integração e a inserção de estudantes no mercado de trabalho.
|