Comércio varejista cearense cresce 0,3% em dezembro e fecha 2022 em 4,3%
Na passagem de novembro para dezembro de 2022, na série com ajuste sazonal, o índice de volume de vendas no comércio varejista do Ceará teve aumento de 0,3%. O acumulado no ano de 2022 chegou a 4,3%. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada hoje (9) pelo IBGE.
Na série sem ajuste sazonal, o comércio varejista variou 2,5% frente a dezembro de 2021. Considerando as oito atividades pesquisadas, em relação ao mesmo mês do ano anterior, três atividades tiveram taxas negativas: Móveis e eletrodomésticos (-1,1%),
Varejo ampliado cresce 0,8% em dezembro
No comércio varejista ampliado, que inclui Veículos, motos, partes e peças e Material de construção, o volume de vendas cresceu 0,8% entre novembro e dezembro de 2022. Frente a dezembro de 2021, a variação das vendas foi de -3,5%. O acumulado no ano foi 0,3%.
No acumulado de 2022, houve redução de -4,9% em Veículos e motos, partes e peças e de -7,6% em Material de construção.
Mais sobre a pesquisa
A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no País, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista.
Iniciada em 1995, a PMC traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado (automóveis e materiais de construção) para o Brasil e Unidades da Federação. A técnica de coleta é o Questionário eletrônico autopreenchido (CASI) e a Entrevista pessoal com questionário em papel (PAPI). Os resultados podem ser consultados no Sidra.