Associação Nova Escola e Fundação Roberto Marinho lançam pesquisa sobre Educação Inclusiva

Com lançamento previsto para este mês, pesquisa visa detectar o cenário e o entendimento dos profissionais da educação sobre o tema

De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEPEI), alguns dos princípios que ajudam na análise do discurso e das práticas pedagógicas são:

1. Toda pessoa tem o direito de acesso à educação;

2. Toda pessoa aprende;

3. O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular;

4. O convívio no ambiente escolar comum beneficia todos;

5. A educação inclusiva diz respeito a todos.

Nessa perspectiva, ainda há muito a ser feito para que a Educação Inclusiva avance nas escolas públicas brasileiras. Pensando nisso, a Nova Escola, apoiada pela Fundação Roberto Marinho, unem seus ideais em prol da educação para a realização de uma pesquisa que busca entender como os educadores e as escolas tratam a Educação Inclusiva em suas realidades.

O questionário estima a participação de 3000 educadores com foco na coleta de informações para a construção de conteúdos e ferramentas que apoiem o desenvolvimento nessa frente. O formulário já está no ar e vai coletar informações até 10 de fevereiro.

Sobre a Nova Escola

 A Nova Escola é uma organização de impacto social, sem fins lucrativos, que tem como missão fortalecer educadores para transformar a Educação Pública Brasileira. Referência absoluta no desenvolvimento de conteúdo para profissionais que atuam na Educação Básica das escolas públicas brasileiras desde 1986, passou de revista impressa para uma plataforma 100% digital e gratuita. Com mais de 3,1 milhões de acessos, disponibiliza Reportagens, Cursos autoinstrucionais, Formações, Planos de Aula e Materiais Educacionais para professores, gestores, coordenadores pedagógicos e diretores. Saiba mais em www.novaescola.org.br

Sobre a Fundação Roberto Marinho

A Fundação Roberto Marinho inova, há mais de 40 anos, em soluções de educação para não deixar ninguém para trás. Desenvolve projetos voltados para a escolaridade básica e para a solução de problemas educacionais que impactam nas avaliações nacionais, como distorção idade-série, evasão escolar e defasagem na aprendizagem.

A Fundação atua em soluções de educação, com foco em correção de fluxo e projeto complementar, e na inclusão de jovens no mundo do trabalho. Seus projetos atuam de forma integrada a diversas outras ações relacionadas às dez competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), visando contribuir para uma sociedade mais ética, inclusiva, sustentável e solidária. Mais informações em: http://www.frm.org.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar