PMA Brasil investe em campanhas para o consumidor para aumentar demanda de frutas, legumes e verduras
A Produce Marketing Association – PMA, é uma associação criada em 1949 e que reúne a comunidade global da horticultura e floricultura para entregar ao mundo um alimento mais saudável e sustentável. Presente na África, Ásia, Oceania, América Latina, Europa e América do Norte, aentidade conta com 2.900 empresas associadas, 46.000 compradores e fornecedores, em 55 países.
No Brasil, conta com 77 associados (produtores, distribuidores, fornecedores de produtos| serviços e varejistas) e o objetivo da associação segue a estratégia global, adequando as demandas específicas e locais. Seu papel é ser facilitadora e para 2019 busca ativar e incentivar a comunidade PMA a participar de cinco áreas foco: Criação de Demanda, Talentos da Indústria, Conexões Globais, Ciência e Tecnologia e, Sustentabilidade.
Sob o “guarda-chuva” da Criação de Demanda, a PMA apoia a realização das campanhas de aumento do consumo que têm como objetivo informar o consumidor sobre os produtos e seus benefícios bem como aumentar do consumo de determinados produtos, através da experiência de sabor e variedade utilizando exposições mais agressivas nas gôndolas dos supermercados.
Em abril, a campanha começou com a Maçã. Essa é a primeira de uma série de ativações de produtos que vamos realizar em 2019. Vamos mostrar, por campanhas pontuais, que uma alimentação saudável pode e deve incluir frutas, legumes e verduras desde o café da manhã até o jantar”, diz Giampaolo Buso.
Campanha de Aumento do Consumo e Encontro Anual
Nesse início de abril, 135 profissionais do setor se reuniram para entender como o varejo digital vai mexer com o setor e a relação com o consumidor final.
“Somos um setor essencial para a economia e para garantir a segurança alimentar do brasileiro. Queremos mostrar nosso trabalho do produtor ao atendimento do consumidor final, mostrando a rastreabilidade, o uso da tecnologia na lavoura, além dos benefícios das frutas, legumes e verduras com campanhas institucionais”, explica Giampaolo Buso, presidente do Conselho da PMA Brasil.
Para reunir todo o setor, anualmente promove o PMA Fresh Conections Brasil, evento que reúne os maiores varejistas, produtores, distribuidores, fornecedores, instituições governamentais, importadores e exportadores do segmento de hortifrutis. Esse ano, o evento será dia 21 de agosto, no Centro de Convenções Rebouças, em S.Paulo e reunirá 56 expositores e mais de 600 visitantes profissionais do setor.
“Vamos divulgar uma pesquisa de perfil do consumidor de FLV e a visão global das tendências para ampliar frutas, legumes e verduras na dieta diária do brasileiro”, completa o presidente do Conselho do PMA Brasil.