Farmácia oferece serviços de saúde gratuitos e orientações como forma de celebrar o Dia do Farmacêutico
20 de janeiro marca o Dia do Farmacêutico, profissional responsável pela promoção da saúde e bem-estar das pessoas e que atua em um segmento com importante papel na economia, com a geração de emprego e renda e de tributos. Somente no 1° semestre de 2022, o comércio varejista de produtos brasileiros faturou R$ 166,46 bilhões, segundo pesquisa realizada pela IQVIA Brasil. Também foi apontado um crescimento de 12% no mercado em 2022, com uma projeção de mais 11,5% de crescimento para este ano de 2023.
O Brasil conta com aproximadamente 90.000 farmácias, com lojas presentes em 99% dos municípios. Segundo a ABCFarma, os cinco estados que se destacam no ranking de serviços farmacêuticos são: São Paulo (26,55%), Rio Grande do Sul (16,13%), Rio de Janeiro (8,65%), Paraná (8,34%) e o Ceará (7,41%). “Vários fatores contribuem para esse crescimento, entre eles está o mix de serviços oferecidos. Hoje, as farmácias oferecem muito mais do que medicamentos, são verdadeiros centros de promoção de saúde, disponibilizando atividades educativas e serviços de primeira assistência”, destaca Maurício Filizola, diretor da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e presidente da Rede de Farmácias Santa Branca. “Outros importantes fatores são os investimentos em tecnologia e inovação por parte das farmácias e também o aumento nos últimos anos da busca por mais atenção à saúde pelas pessoas, especialmente com a pandemia”, complementa Filizola.
Para comemorar o bom momento do setor e marcar o Dia do Farmacêutico, nesta sexta-feira (20), de 8h às 12h, a Farmácia Santa Branca, localizada na Av. da Universidade, nº 3089, no Benfica, irá realizar vários benefícios para a população. Entre eles o atendimento farmacêutico gratuito, que engloba a verificação de pressão, de glicemia e a bioimpedância – exame que analisa a composição corporal, indicando a quantidade aproximada de músculo, osso e gordura.
Além disso, serão oferecidos brindes, café da manhã, análise capilar, massoterapia, pintura de cabelo e muito mais. “Esperamos todos os nossos clientes, amigos e parceiros para comemorar com a gente essa data tão especial”, destaca Maurício Filizola.
Para saber mais sobre os serviços promovidos pela rede, é só acessar a página no Instagram (@farmaciasantabranca).
Dia do Farmacêutico
A história da Farmácia se confunde com a da própria humanidade, já que a busca de remédios para combater as doenças é constante por parte do ser humano. Na antiguidade, não havia distinção entre médico e farmacêutico, cabendo a um mesmo profissional diagnosticar doenças e preparar os medicamentos necessários. Essa separação só foi oficializada por volta do século XII.
A trajetória da profissão farmacêutica é repleta de curiosidades, como o símbolo utilizado para representá-la. A origem da profissão remonta à Grécia antiga e seus deuses: o símbolo da Farmácia ilustra o poder (cobra) da cura (taça) e era utilizado pela deusa Hígia, responsável pela saúde.
Em relação à data comemorativa, há um dia nacional e um dia internacional atribuídos ao farmacêutico. No Brasil, em 2010, com a aprovação do projeto de Lei PLC nº 145/08, foi instituído oficialmente o Dia Nacional do Farmacêutico – 20 de janeiro. A data foi escolhida em função da fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), em 20 de janeiro de 1916, a qual, na época, era a maior instituição representativa da categoria no país.
Sobre a rede de Farmácias Santa Branca
Fundada em 1986, vivenciando o propósito de cuidar das pessoas, a rede de Farmácias Santa Branca vem crescendo e tornando-se parte da vida dos cearenses. Está presente em Fortaleza e região metropolitana, assim como no interior do Estado do Ceará, somando 19 lojas, uma distribuidora e um centro de distribuição. Conta com mais de 200 colaboradores que atuam em oito municípios, oferecendo conforto e bem-estar aos seus clientes. Os seus proprietários e representantes legais, Laura Paiva e Maurício Filizola, que também são farmacêuticos, possuem a sensibilidade de ter uma visão privilegiada do próprio negócio e dos avanços do mercado como um todo.