Vendas no comércio tem variação de 0,2%, em novembro, no Estado
O volume de vendas do comércio varejista no estado do Ceará apontou variação de (0,2%) na passagem de outubro para novembro. Na comparação com novembro de 2021, houve alta de 1,4%. No ano, o setor acumulou aumento de 4,5%, e, nos últimos 12 meses, alta de 2,9%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC).
No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o volume de vendas em novembro caiu 0,6% frente a outubro; e -5,8% contra novembro de 2021.
Comércio cresce na comparação interanual, quarto mês de alta
A PMC divulgada hoje também mostra que, na comparação com novembro de 2021, o comércio varejista cearense cresceu 1,4%, quarto mês consecutivo de alta.
Seis das oito atividades tiveram alta: Combustíveis e lubrificantes (23,3%), Livros, jornais, revistas e papelaria (61,8%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (34,0%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (5,8%), Móveis e eletrodomésticos (11,5%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,3%).
Os dois setores que recuaram na comparação interanual foram: Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-16,4%) e Tecidos, vestuário e calçados (-11,1%).
No âmbito do varejo ampliado, ambas as atividades caíram: Veículos e motos, partes e peças (-13,1%) e Material de construção (-24,9%).
Saiba mais em:
Sistema IBGE de Recuperação Automática – SIDRA
Indicadores PMC NOV 2022 (ibge.gov.br)