Prefeito Roberto Cláudio lança 2º edição do Projeto Mulher Empreendedora
Nesta edição, o Projeto Mulher Empreendedora selecionará até 120 propostas de negócios. A iniciativa beneficiará grupos com duas ou três empreendedoras (não parentes de até 2º grau entre si), sendo obrigatório que o gestor principal seja mulher, acima de 18 anos. É necessário que os interessados sejam moradores e possuam o empreendimento em Fortaleza.
“A nossa ideia é dar autonomia às mulheres, responsáveis na grande maioria das vezes, por manter os lares brasileiros. Com esse projeto, queremos identificar em Fortaleza, mulheres que querem ou que já transformaram ideias em negócios para gerar renda e dar mais oportunidades de crescimento para elas”, destacou o prefeito.
A última pesquisa do Sebrae aponta que no Brasil existem 24 milhões de negócios comandados por mulheres e 60% destes empreendimentos estão em fase inicial, com menos de dois anos no mercado. É o caso da artesã Marinete Monteiro, fotógrafa por 15 anos, ela teve que largar o emprego para cuidar da filha diagnóstica com câncer e passou a trabalhar em casa, confeccionando uniformes personalizados para chefs de cozinha. No ano passado, quando entrou na primeira edição do projeto, conseguiu o subsídio de R$ 15 mil e comprou três máquinas de costura. “Hoje, eu confecciono e tenho três mulheres responsáveis pelas vendas. Faço tudo orientada pelo meu coordenador que fez o plano de negócios. Vou começar a pagar o empréstimo e muito feliz porque esse negócio mudou a minha história”, disse.
A iniciativa possibilita o acesso ao financiamento orientado de até R$ 15 mil com capacitações e consultorias gerenciais, a partir de um contrato de empréstimo para desenvolver um plano de negócio. Os empreendimentos beneficiados pagarão apenas 60% do valor recebido, com carência de seis meses, dividido em 15 parcelas mensais sem juros.
“O empréstimo é facilitado e sem a análise de crédito comum em empréstimos bancários tradicionais. Também não temos aplicação de juros ou correção monetária. Nosso intuito é facilitar a vida das pessoas e ajudar no desenvolvimento da vida dessas mulheres”, explicou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Mosiah Torgan.
Na primeira edição do projeto, 320 projetos foram analisados e 80 foram beneficiados com o empréstimo e o acompanhamento técnico. Boa parte dos negócios está voltada para confecção ou economia criativa comandada por mulheres entre 19 e 44 anos. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 30 de abril.
Como se inscrever
Para se inscrever, basta acessar o link do Projeto Mulher Empreendedora (https://
Protagonismo feminino
Para incentivar a geração de trabalho e renda para mulheres empreendedoras serão aceitos empreendimentos de diversas áreas, como confecção, alimentação, beleza, tecnologia da informação, dentre outras. Cada empreendimento receberá financiamento orientado para compra de máquinas, insumos e equipamentos. A ação também ofertará acompanhamento técnico por até 12 meses aos empreendimentos beneficiados.