Período de isolamento pós covid
Para aqueles que contraírem o vírus, o período de isolamento permanece o mesmo.
“O vírus permanece se replicando por até 10 dias nas formas leves sem imunossupressão e nos imunossuprimidos; mas independente da forma, o isolamento deve ser de 20 dias. No Brasil, foi instituída a redução do isolamento visando o regresso das pessoas sem sintomas e sem febre a partir do 5º ou 7º dia, contudo, ainda assim há replicação viral mesmo com RT-PCR não detectável. Portanto, o regresso às atividades sociais e/ou laborais deve ser feito sob uso de máscara”, disse.
Medicamentos contra a covid autorizados pela Anvisa
Ainda observando as perguntas frequentes realizadas no Google, foi possível notar muitos questionamentos acerca de medicamentos autorizados pela Anvisa.
“O antiviral já autorizado para uso pelo SUS gratuitamente e com comercialização em drogarias privadas é na verdade a associação de dois medicamentos, o Nirmatrelvir e o Ritonavir. Ambos são medicamentos antivirais, cuja ação é inibir a replicação do vírus dentro das células e, desta forma, reduzir sintomas e evitar gravidade. Deve ser administrado até o 5º dia de sintomas sob prescrição médica. O tratamento é feito fora do ambiente hospitalar e é indicado para adultos com comorbidades”, completou a infectologista.
Vitamina D e Covid-19
Outro questionamento frequente notado nas pesquisas do Google é sobre a relação entre a vitamina D e Covid-19, isto porque uma matéria recém publicada pelo G1 fala sobre um estudo que associa o déficit de vitamina D a casos graves de Covid-19. Entretanto, a médica infectologista afirma que ainda não há estudos que comprovem a eficácia da vitamina como terapêutica.
“Até porque a suplementação durante a vigência do adoecimento não dispõe de tempo suficiente para que o estoque de vitamina D aja de maneira a surtir seu efeito. Como a vitamina D é coadjuvante do sistema imune, quem tem níveis adequados terá a função da vitamina D sendo exercida, mas não há garantias de que não se evolua à forma grave da COVID”, finalizou Sarah Dominique.