Comunic Soluções Auditivas e BSPAR realizam a segunda edição do “Natal com Música”, na Praça BS
Segundo o IBGE, cerca de 10 milhões de brasileiros apresentam algum grau de deficiência auditiva, muitos deles passam a vida inteira sem escutar, muitas vezes, por desinformação ou falta de interesse da família em buscar tratamento.
No próximo dia 12 de dezembro, a partir das 18h30, na Praça BS, do BS Design, será realizada a segunda edição do Natal com Música no BS Christmas, um evento voltado para pessoas com deficiência auditiva implantadas e que usam aparelhos auditivos. A ação é uma parceria da empresa Comunic Soluções Auditivas, BSPAR e apoio da Fundação Beto Studart de Incentivo ao Talento. O evento contará com apresentações do pianista Felipe Adjafre, o Tenor Ricardo Máximo, participação especial do Coral do Projeto Cultivando Talentos da Fundação Beto Studart e da bailarina surda Nicole Lemos. O evento é aberto ao público.
O propósito do Natal com Música é proporcionar às pessoas com deficiência auditiva a oportunidade de sentir a magia de um concerto natalino. Afinal, o que seria do Natal sem a música, apenas com o silêncio? Essa é a realidade de muitas pessoas com deficiência auditiva, que passam a data sem escutar as belas canções que aquecem os corações e emocionam. Nesse Natal, a Comunic Soluções Auditivas em parceria com a BSPAR e Fundação Beto Studart de Incentivo ao Talento irão proporcionar uma experiência única e inesquecível, o “Natal com Música”.
Para se ter uma ideia, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 10 milhões de brasileiros apresentam deficiência auditiva, muitos deles, segundo a fonoaudióloga Tatiana Menezes, diretora da Comunic Soluções Auditivas, passam a vida inteira sem escutar, muitas vezes, por desinformação ou falta de interesse da família em buscar tratamento.
O advogado Lucas Veras, 29 anos, fará parte do público convidado para viver essa emoção. Lucas foi diagnosticado, aos quatro anos de idade, com deficiência auditiva severa e profunda e desde então usa aparelhos auditivos. Por ser uma criança inquieta e, muitas vezes, desatenta, a mãe de Lucas percebeu que ele fazia leitura labial e logo o levou para realizar exames.
O tratamento e acompanhamento de Lucas foi peça fundamental para a evolução dele em todas as áreas de sua vida, o menino cresceu e se tornou um profissional de destaque, se formou em Direito e fez pós graduação, além disso Lucas passou em seis concursos públicos, sendo três federais, dois estaduais e um municipal. O jovem também é atleta de Karatê e JiuJitsu.
História semelhante tem o empresário Henrique Galvão, que também foi diagnosticado com surdez bilateral e profunda aos 4 meses de nascido. Até os 29 anos, Henrique usou aparelhos auditivos e no primeiro semestre de 2017, sua vida mudou para melhor após a cirurgia do implante do lado direito. A transformação foi completa após a realização do implante no lado esquerdo, no segundo semestre do mesmo ano.
“Depois de implantado, eu comecei a ouvir como se fosse a primeira vez. Não conhecia muitos sons, quando usava o aparelho tradicional. A sensação de ouvir novos sons com implantes foi a melhor coisa que já me aconteceu, mudou minha vida completamente”, relata Henrique Galvão.
Participação Especial
O espetáculo conta com a participação da bailarina surda Nicole Lemos, 9 anos. Nicole nasceu surda no dia 25 de abril de 2013 com 39 semanas de parto cesárea. Ela é a primogênita de três filhos: Nicole de 9 anos, a única surda, Heitor de 7 anos e Pietro de 2 anos e 11 meses, os dois meninos são ouvintes.
Aos 2 anos e 6 meses, a avó percebeu que Nicole não a atendia quando a chamava. Em outubro de 2015, foi feito o exame “Bera” para diagnosticar o grau de surdez e o diagnóstico foi surdez severa/profunda.
Após a descoberta e confirmação da surdez, foi um longo e difícil período de aceitação, com ajuda de uma amiga que falou sobre a escola bilíngue para surdos, escola municipal de tempo integral. Nicole entrou na escola com 2 anos e 8 meses e, em uma semana, começou a sinalizar em Libras o básico, como por exemplo: comer, dormir, água, fome…
Aos 5 anos de idade, a avó de Nicole que é professora de ballet, percebeu a aptidão da neta para dança e logo começou as aulas mostrando seguir todos os passos e movimentos mesmo sem ouvir, apenas reproduzindo os passos e sentindo a música pela vibração. Além do ballet, Nicole faz aulas de Ginástica Rítmica (GR). Esse ano, Nicole recebeu um convite para fazer uma participação na 2ª temporada da Série Crisálida, com a 1ª temporada disponível na Netflix. Crisálida é a primeira série de ficção em Libras e Português com atores surdos e ouvintes produzida no Brasil.
Mais Informações
Natal Com Música
Data: 12/12/2022 ( segunda-feira)
Local: Praça BS, do BS Design
Horário: 18h30
Endereço: Avenida Desembargador Moreira, 1.300.