Como lidar com a pressão pelo HEXA?
Se para quem está do lado de fora já é difícil, imagine para os competidores da Copa do Mundo da FIFA Catar 2022. Tensão, medo, angústia, tristeza e alegria, um misto de sentimentos que tomam conta dos atletas. Isso precisa ser administrado durante um torneio dessas proporções, em que nenhum erro é perdoado.
Especialmente no Brasil, em que os 26 jogadores da seleção estarão sofrendo a pressão de milhões de pessoas para trazer ao país o hexacampeonato. Principalmente neste cenário em que muitos atletas são encarados como celebridades das redes sociais – o que abre espaço para qualquer um bombardear de comentários e mensagens, positivas ou negativas. Ou seja, o fato de também serem seguidos por milhões de pessoas amplifica a pressão, pois as interações aproximam o torcedor do ídolo e alguns extrapolam os limites, com ameaças e insultos que atrapalham os atletas menos psicologicamente preparados.
Uma fonte especializada sobre como lidar com esse turbilhão de sentimentos dos dois lados, atletas e torcedores é a psicóloga, psicoterapeuta e psicanalista Beatriz Breves. Fundadora e membro efetivo da Sociedade Ciência do Sentir, com sede no Rio de Janeiro, ela é estudiosa dos sentimentos há mais de três décadas. Com oito livros publicados, Breves já catalogou mais de 500 sentimentos.
Temas para a entrevista:
– Como manter a saúde mental em dia para enfrentar a principal competição esportiva do mundo?
– Como administrar a ansiedade em momentos de tensão pré-jogo e como transformar um sentimento negativo em positivo?
– “Haters” do futebol, qual o limite entre paixão pelo esporte e desrespeito aos profissionais envolvidos no espetáculo?
Abaixo mais informações sobre a biografia da especialista.
Carol, conte comigo para intermediar a entrevista.
Entre em contato: (11) 99427-8151 ou gabi@lcagencia.com.br
Abaixo você confere a biografia completa da autora. Caso queira outras informações, fico à disposição.
Abraços,