Vendas no comércio tem variação -0,2% em setembro, no estado
O volume de vendas do comércio varejista no estado do Ceará apontou variação declinante (-0,2%) na passagem de agosto para setembro. Na comparação com setembro de 2021, houve alta de 2,8%. No ano, o setor acumulou aumento de 5,1%, e, nos últimos 12 meses, alta de 0,8%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC).
No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o volume de vendas em setembro caiu 1,2% frente a agosto e 6,3% contra setembro de 2021.
“Desde abril, o comércio não apresenta crescimento superior a 1%, ficando na estabilidade ou no campo negativo. Este ano, a série está exibindo uma volatilidade menor do que nos anos anteriores e estamos começando a ver um comportamento mais parecido ao que era antes da pandemia, sem muita amplitude na margem”, avalia Helder Rocha, da disseminação das informações.
Comércio cresce na comparação interanual, segundo mês de alta
A PMC divulgada hoje também mostra que, na comparação com setembro de 2021, o comércio varejista cresceu 2,8%, oitavo mês consecutivo de alta.
Cinco atividades tiveram alta: Combustíveis e lubrificantes (16,7%), Livros, jornais, revistas e papelaria (6,1%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (5,9%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (8,4%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (10,1%).
Os três setores que recuaram na comparação interanual foram Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-21,3%), Tecidos, vestuário e calçados (-6,3%), Móveis e eletrodomésticos (-7,2%).
No âmbito do varejo ampliado, ambas as atividades caíram: Veículos e motos, partes e peças (-13,3%) e Material de construção (-31,7%).
Saiba mais em:
Sistema IBGE de Recuperação Automática – SIDRA