Cientista brasileiro discute projeto sobre desenvolvimento sustentável da Amazônia no MIT nesta quinta (27)
Carlos Nobre, renomado cientista climático, fala no Massachusetts Institute of Technology sobre como salvar a maior floresta tropical do planeta.
Carlos Nobre, cientista climático brasileiro, especialista em Amazônia e um dos autores do Quarto Relatório de Avaliação do IPCC, trabalho agraciado com o Prêmio Nobel da Paz em 2007, apresentará seu novo projeto para a comunidade do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) nesta semana nos Estados Unidos, a convite do MIT-Brazil Program e do MIT J-WEL Program e patrocinado pelo MIT Sloan Latin America Office.
Chamada de Instituto de Tecnologia da Amazônia (AmIT), a iniciativa coordenada por Carlos Nobre, Maritta Koch-Weser e o Professor Adalberto Val visa fundar um novo instituto de pesquisa e educação focado em desenvolver caminhos para o desenvolvimento sustentável na região Pan-Amazônica, criando uma rede científica regional para pesquisa em florestas em pé, preservando o bioma mas promovendo a criação de produtos inovadores para estimular uma economia sustentável nas áreas amazônicas da América do Sul.
A fala de Carlos Nobre no MIT, de nome “Amazonia near a tipping point: The need for an innovative standing forest bioeconomy” (“Amazônia próxima a um ponto crítico: a necessidade de uma bioeconomia inovativa baseada em florestas em pé”, em tradução livre), acontece nesta quinta-feira, dia 27, começando às 15h (horário de Brasília). É possível assistir à palestra de forma online pelo link de transmissão do Zoom.
Programação:
15h00 – 15h30 – Introdução com especialistas do MIT e da Universidade de São Paulo (USP) sobre desafios globais – participação do Professor Paulo Nussenzveig, pró-reitor da USP – “The University of São Paulo’s commitment to democracy and the rule of law”
15h30 – 16h30 – Carlos Nobre fala sobre como salvar a maior floresta tropical do planeta
16h30 – 17h00 – Espaço para perguntas (apenas para os participantes de forma presencial)
Mais informações no site do evento.
Link de transmissão pelo Zoom: https://mit.zoom.us/j/