Instituto BrasilAgro passa a integrar o Pacto Global da ONU
Braço social da BrasilAgro investiu R$ 3,5 milhões em projetos de promoção social nas comunidades em que atua
O Instituto BrasilAgro foi aceito no Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), iniciativa que reúne empresas comprometidas com a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Braço social da empresa BrasilAgro, que produz alimentos, fibras e bioenergia, o instituto foi fundado em 2020 com o objetivo de criar e gerir projetos que permitam impactar positivamente a vida das pessoas nas comunidades em que atua.
Hoje, a companhia mantém operações em fazendas de seis Estados brasileiros, além de Paraguai e Bolívia.
“Integrar o Pacto Global da ONU representa um avanço para que o Instituto BrasilAgro consiga, por meio das metas estabelecidas pelas ODSs, produzir indicadores sociais mais efetivos, além de reforçar o compromisso com a promoção sócio-educacional”, explica Ana Paula Zerbinati, diretora do Instituto BrasilAgro e head de Relações com os Investidores da companhia.
Na safra 2021/22, a BrasilAgro investiu R$ 3,5 milhões nas ações realizadas pelo instituto, o que representa 1,1% do lucro líquido da companhia na safra passada. A maior parte dos recursos foi destinada a iniciativas educacionais, incluindo a capacitação de professores e a alfabetização de adultos.
“A distância nestes locais sempre foi um desafio, seja para o professor que buscava qualificação ou para o trabalhador que ao longo da vida não havia conseguido se alfabetizar. O Instituto BrasilAgro, com aulas dentro das fazendas, reduz essa diferença e ajuda ampliar o horizonte de cada um por meio do aprendizado”, conta Zerbinati.
Os projetos desenvolvidos pela companhia também incluem cursos de formação, com a criação de apiários e organização de pequenos produtores para comercialização de produtos orgânicos, o cultivo de hortaliças e plantas medicinais em horta agroecológica e o subsídio de técnico agrícola para orientar a cajucultura, em parceria com o Amigos do Bem.
Durante a pandemia, o Instituto também fez doações de alimentos, itens de higiene pessoal, limpeza e roupas. Nos últimos anos, o investimento total superou R$ 5 milhões.
“A BrasilAgro atua em regiões distantes de centros urbanos e, muitas vezes, carentes de recursos para a promoção social e econômica, por isso a atuação do Instituto BrasilAgro é tão importante”, destaca André Guillaumon, CEO da BrasilAgro.