Recordista brasileiro e “cria” do Centro de Referência, paraibano de 18 anos ganha dois ouros no Meeting Loterias Caixa de João Pessoa

Natural da cidade de Várzea, Luiz Antônio Bezerra foi um dos 110 inscritos nas provas de atletismo que ocorreram na manhã deste domingo, 11, na Vila Olímpica da capital paraíbana.

O paraibano Luiz Antônio Bezerra, 18, da classe F43 (para atletas com deficiências nos membros inferiores), conquistou duas medalhas de ouro, no arremesso de peso e lançamento de dardo, durante o Meeting Loterias Caixa de atletismo de João Pessoa (PB). A competição foi realizada neste domingo, 11, na Vila Olímpica da capital paraibana.

O evento contou com 110 atletas inscritos em disputas de campo e pista. João Pessoa foi a quinta capital brasileira a receber uma edição do Meeting Paralímpico em 2022. Neste ano, a competição já passou por Campo Grande (MS)Macapá (AP), Fortaleza (CE) e Natal (RN). Na próxima quarta-feira, 14, será a vez de Recife (PE) receber provas de atletismo na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Natural da cidade de Várzea, interior da Paraíba e a 280 km de João Pessoa, Luiz estreou em uma competição adulta no Meeting de Natal, disputado na última quinta-feira, 8, ocasião em que bateu o recorde brasileiro do arremesso de peso. Ele alcançou a marca de 11,41 m e superou a distância de 10,32 m de Franciso Alves, feita em Recife, em março de 2020. Na capital paraibana, neste domingo, Luiz arremessou para 11,14 m e subiu ao lugar mais alto do pódio. No lançamento de dardo, outra medalha de ouro, com a marca de 32,69 m. Nessa prova, ele superou Felipe da Silva por apenas um centímetro.

Para o atleta, que começou no paradesporto em 2019, os treinos no Centro de Referência de João Pessoa, sob os comandos do técnico Pedro de Almeida, o Pedrinho, têm feito toda a diferença em seu desempenho.

“É um treinador conhecido em todo o Brasil e de coração enorme. Ele abraça a todos. Estou há quatro meses em João Pessoa, buscando uma melhora e essa preparação já tem dado resultado”, disse Luiz, referindo-se a Pedro, que também é responsável pelos treinos dos campeões paralímpicos Petrúcio Ferreira e Alan Fonteles. O último, inclusive, também participou do Meeting da capital paraibana nas provas de 100 m e 400 m.

Luiz é um dos atletas que utilizam a estrutura do Centro de Referência de João Pessoa, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) mantém 33 Centros de Referência em todas as regiões do país, com o objetivo de aproveitar espaços esportivos em prol do desenvolvimento do paradesporto desde a base até o alto rendimento.

Apesar de pouco tempo no esporte paralímpico, o jovem paraibano já teve a oportunidade de disputar as Paralimpíadas Escolares 2021 e a Gymnasiade 2022, evento esportivo mundial para jovens em idade escolar e que foi realizado na Normandia, França, no último mês de maio. “Foi muito importante ter disputado competições de base, mas agora o objetivo é melhorar o meu desempenho em provas adultas e chegar aos 12 m no arremesso de peso. A próxima oportunidade para alcançar essa meta é o Meeting de Recife”, finalizou Luiz.

O Meeting Paralímpico é idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005 pelo Comitê. Há provas de atletismo, natação e halterofilismo. Cada cidade sedia, pelo menos, disputas de uma dessas modalidades.

Os objetivos do evento são desenvolver a prática esportiva para pessoas com deficiência em todas as regiões do país, contribuir para o aprimoramento técnico dos competidores e propiciar oportunidades de competição aos atletas de elite e jovens promessas do paradesporto em todo o Brasil. Para ver o calendário completo do evento em 2022, basta clicar aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar