Congresso Brasileiro do Concreto vai comemorar Jubileu de Ouro do IBRACON reforçando seu compromisso com a sustentabilidade

Congresso Brasileiro do Concreto é o maior evento técnico-científico nacional onde participam profissionais, pesquisadores e estudantes para conhecer as tendências em pesquisas, tecnologias construtivas, normalização técnica e boas práticas relacionadas ao projeto, construção e manutenção das estruturas de concreto.

Nos últimos 10 anos, as edições do evento têm recebido mais de 1000 participantes vindos de todas as regiões do país e do exterior, e têm contado com a apresentação de mais de 400 trabalhos técnico-científicos, além de mais 5000 visitantes da Feira Brasileira da Construção em Concreto – Feibracon, que reúne expositores e patrocinadores das empresas que compõem os diversos segmentos da cadeia produtiva do concreto.

A 63ª edição do Congresso Brasileiro do Concreto marcará as comemorações de 50 anos de atividades do Instituto Brasileiro do Concreto – IBRACON, associação técnica nacional composta por profissionais e empresas do setor construtivo para disseminar e estimular o conhecimento científico e tecnológico, a normalização e as boas práticas do uso do concreto nas obras. O IBRACON promove o evento antes mesmo de sua fundação, tendo sido criado no segundo colóquio do concreto, como era chamado anteriormente o Congresso Brasileiro do Concreto.

Congresso Brasileiro do Concreto – Jubileu de Ouro vai ser realizado de 11 a 14 de outubro, em Brasília. Centenas de trabalhos técnico-científicos estão programados para as sessões plenárias e pôsteres, com os temas: materiais e suas propriedades; estudo de dosagem de concretos e argamassas; análise e projeto estrutural de estruturas de concreto e mistas; proteção contra incêndio; durabilidade e sustentabilidade; inspeção, diagnóstico, recuperação, proteção e reforço de estruturas; estruturas pré-moldadas e pré-fabricadas; métodos construtivos e gestão de obras.

Sustentabilidade do concreto

O evento contará com palestras de profissionais à frente de instituições técnicas internacionais. O presidente da fib (Federação Internacional do Concreto Estrutural), Akio Kasuga, vai abordar o impacto da busca pela neutralidade do carbono nas estruturas de concreto. Já, o presidente da RILEM (União Internacional dos Laboratórios e Especialistas em Materiais Construtivos e Sistemas Estruturais), Ravindra Gettu, vai oferecer um panorama de construções de concreto de baixo carbono. Por fim, o presidente do ACI (Instituto Americano do Concreto), Charles Nmai vai mostrar como os projetistas de estruturas podem decisivamente contribuir para reduzir as emissões das estruturas de concreto.

Nas comemorações do seu Jubileu de Ouro, o IBRACON elegeu a sustentabilidade do concreto em defesa do planeta como bandeira do Congresso Brasileiro do Concreto.

O tema será debatido também nos 13 seminários programados. O Seminário de Sustentabilidade vai trazer palestras sobre: o Globe Consensus (consenso global sobre sustentabilidade no ambiente construído firmado entre algumas entidades técnicas internacionais), apresentada pelo presidente do seu Comitê Gestor, professor da Universidade Aalborg, na Dinamarca, Michael Faber; as tecnologias emergentes para a descarbonização do cimento e do concreto, proferida pelo professor da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, Eric Trusiewicz; a agenda de descarbonização da indústria brasileira do cimento; a avaliação do ciclo de vida das estruturas de concreto; entre outros temas.

Aproveitando a presença do presidente do Globe Consensus, o presidente do IBRACON, Prof. Paulo Helene, vai assinar no Congresso Jubileu de Ouro um acordo de adesão do Instituto ao Globe, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e a neutralidade do carbono na cadeia produtiva do concreto.

As mudanças climáticas devem intensificar as manifestações patológicas apresentadas por estruturas de concreto envelhecidas e empregadas em ambientes agressivos, como a corrosão de armaduras, que, em alguns casos, podem levar a acidentes. Este novo cenário será discutido no Seminário de Durabilidade das Estruturas de Concreto pelos pesquisadores Carmen Andrade (do Centro Internacional para Métodos Numérios em Engenharia, na Espanha) e Pedro Castro (do Instituto Politécnico Nacional, no México), entre outros.

Dicas para projetar e executar estruturas de concreto

Seminário de Infraestrutura vai discutir as perspectivas de investimento nos segmentos rodoviário, ferroviário, de saneamento e de energias renováveis e de que forma os pavimentos rígidos oferecem vantagens técnicas e econômicas ao longo do ciclo de vida das rodovias.

Por sua vez, o Seminário sobre Pavimentos de Concreto vai apresentar a PR 1011:2021 Projeto de pavimentos urbanos de concreto, prática recomendada que traz os requisitos e procedimentos para o projeto de pavimentos de concreto simples e reforçados com armaduras ou fibras, moldados no local, com enorme potencial de uso em ciclovias e áreas de lazer.

Já, o Seminário Anapre de Pisos Industriais vai trazer uma visão sistêmica do piso industrial – do concreto ao revestimento de alto desempenho (RAD) – e compartilhará conhecimentos técnicos sobre carregamentos operacionais e capacidade de suporte de pisos industriais, estrutura do piso de concreto e cuidados no seu projeto; aditivos redutores de água e compensadores de retração do concreto; macrofibras sintéticas no concreto: ensaios e desempenho; sistemas de pisos para estacionamentos: autonivelantes cimentícios para regularização de substrato; entre outros assuntos.

Seminário “Materiais não Convencionais para Estruturas de Concreto” vai trazer exemplos de como fibras, barras de polímeros reforçados com fibras e concreto de ultra alto desempenho têm sido aplicados para o reforço de estruturas de concreto segundo as normas nacionais e internacionais, e as práticas recomendadas publicadas pelo Comitê Técnico do IBRACON.

Seminário de Pré-Moldados vai apresentar a publicação “Norma Comentada ABNT NBR 9062 Projeto e Execução de Estruturas de Concreto Pré-Moldado”, um guia para auxiliar os projetistas, coordenadores de projetos, gerentes de engenharia, contratantes de obras e pesquisadores a aplicar os requisitos para projeto, execução e controle da qualidade de estruturas de concreto pré-moldado.

Seminário “Concreto aplicado ao Saneamento” vai reunir especialistas para discutir as especificações do concreto e os cuidados especiais na execução de estruturas de concreto para garantir resistência, impermeabilidade e durabilidade de obras de saneamento, necessárias para se atingir as metas do Novo Marco Legal do Saneamento Básico.

Outros seminários que vão integrar a programação: Simpósio Brasileiro sobre Punção em Estruturas de Concreto, Seminário Novas Tecnologias, Sessão Corujão, Temas Controversos, Seminário sobre Edifícios Altos e Seminário “Estanqueidade das Estruturas”.

Durante o evento, serão realizados ainda 4 cursos de atualização profissional, 5 concursos estudantis, premiações, lançamentos editoriais e reuniões técnicas.

O evento é voltado aos profissionais de escritórios de engenharia e arquitetura, laboratórios de controle da qualidade, construtoras, fornecedores de materiais, equipamentos e serviços para construção, órgãos governamentais, entidades de ensino e de pesquisa, e entidades técnicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar