Inteligência Artificial e as transformações na sociedade.

Especialista em Marketing Digital fala sobre o impacto da Inteligência Artificial nas indústrias e no marketing e  como os processos tecnológicos transformam cada vez mais nosso dia a dia.

Ao longo da história foi possível observar que nossa sociedade passou por transformações importantíssimas, desde as revoluções industriais que nos moldaram até pela mais recente que estamos vivendo, da qual promove uma integração entre o biológico, físico e o digital.

Com os limites mais fluidos e ilimitados, nos permitimos a experimentar, conhecer e agregar termos como a Inteligência Artificial (IA), Robótica, Impressão 3D, Nanotecnologia, Veículos Autômatos, a Realidade Aumentada, com a recente chegada do  Metaverso, entre outras.

Em dados coletados pelo Fórum Econômico Mundial, aponta que até 2025 há uma perspectiva de se ter a  primeira máquina de IA  dentro de um conselho Administrativo, sobre todos os aspectos essa expectativa e principalmente prognóstico nos levanta questões quanto à regulação e controles internos de empresas, principalmente de indústrias.

Gestão Ágil

Da mesma forma que acompanhamos as mudanças no mundo, fomos convidados a mudar também, seja com Canvas, startups e outras metodologias ágeis que impulsionam esse comportamento e caminhem na mesma proporção.

O CEO e especialista em Marketing Digital da TRIWI, Ricardo Martins destaca que ao longo dos anos de experiência no mercado de indústria e tecnologia, acompanhou esse progresso de perto e hoje percebe um modelo muito mais integrado e multidisciplinar.

“Há muitas indústrias e empresas de grande porte que permitem uma confluência de expertises diferentes em uma mesma missão a fim de aumentar a capacidade de resolução e a eficiência das mesmas”. Conta.

Com um mundo mais conectado e colaborativo podemos contribuir muito mais com a sociedade, permitindo mais integrações, relacionamentos e melhores soluções como um todo.

Ricardo conta que com os avanços tecnológicos é possível ver inúmeras  inovações, desde entrega de pizza automática, até mesmo robôs advogados e psicólogos, dentre outras.

Aplicação da Inteligência Artificial nas indústrias

Quando se fala em processamento de dados e obtenção de insights a muitos casos reais que podemos pontuar, entender como elas colaboram para o avanço nos processos e a melhora na tomada de decisões é sempre um ponto a se destacar.

  1. Manutenção preditiva: Essa se dá quando a manutenção é feita antes que o problema aconteça, baseada em dados em tempo real. O que para a indústria é extremamente necessário já que parar um equipamento pode gerar um prejuízo milionário;
  2. Qualidade de produtos:  Aqui pode-se criar um modelo que vai correlacionar os processos com os resultados, tudo isso baseado em um histórico, reconhecendo assim um padrão de qualidade do produto.
  3. Previsão de demanda: Nesse ponto é possível ter em números ou  em volume, o quanto de demanda terá no mercado em dias, semanas, meses ou anos, entendendo assim o quanto será necessário produzir, compra de insumos, suprimentos e etc, tudo isso sendo executado com base em dados reais e diários.

Aplicação da Inteligência Artificial no Marketing

Watson Explorer

Essa plataforma permite que empresas e indústrias consigam pegar os dados do seu CRMs ou ERPs e processar isso, fazendo perguntas, sobre resultados, análises comparativas por datas e assim ter informações mais concretas, sobre quais postagens foram efetivas, quais tiveram um resultado menos satisfatórios e  assim determinar para quais direcionamentos seguir.

Case na publicidade

Há alguns anos, uma agência inglesa de publicidade e comunicação usou a plataforma para conectar anúncios e celebridades que vão gerar o melhor engajamento, nessa caso a plataforma faz o processamento de dados das celebridades / influenciadoras, com o engajamento por perfil e cruzar isso com assuntos de determinados artigos ou com o produto que ela deseja anunciar. Isso permite que ela consiga fazer uma correlação única e precisa, de qual celebridade para poder linkar com o artigo e engajar com o produto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar