11 Livros que inspiraram gestores de Tecnologia.
Uma lista com obras que influenciaram o setor de tecnologia no geral, através de seus principais movimentadores!
O setor tecnológico vem crescendo cada vez mais, com atualizações constantes tanto para as empresas, quanto em benefícios individuais. Isso, é claro, gera novos conhecimentos a todo momento, exigindo que os profissionais estejam sempre aprendendo, seja qual for o assunto dentro da tecnologia.
Muitos conteúdos podem ser utilizados para este aprendizado, sejam vídeos, palestras, conferências, eventos, workshops ou até mesmo os clássicos livros, que ainda estão presentes de maneira significativa no mundo corporativo, seja utilizando papel ou plataformas para a leitura de E-books.
Dentro disso, a convite da Consultoria em Marketing Digital TRIWI, algumas empresas parceiras listaram os livros que mais marcaram as suas carreiras, auxiliando na parte organizacional e de relacionamento empresarial, além é claro, da parte técnica.
Veja quais são elas!
Lucas Borante Foganholi – Gestor da marca Support Web
The obstacle is the way (Obstáculo é o caminho); de Ryan Holiday – A partir da análise da vida das figuras históricas que conseguiram superar os obstáculos de suas vidas, são definidos princípios e estratégias que permitem que as pessoas prosperem e sejam felizes. O autor Ryan Holiday dá conselhos para encontrar o caminho para o sucesso, tanto nos negócios quanto para a vida pessoal.
Accelerate: The Science of Lean Software and DevOps: Building and Scaling High Performing Technology Organizations; de Nicole Forsgren PhD, Jez Humble, Gene Kim – Ao longo de quatro anos de pesquisa inovadora, Dr. Nicole Forsgren, Jez Humble e Gene Kim decidiram encontrar uma maneira de medir o desempenho de entrega de software (e o que o impulsiona) usando métodos estatísticos rigorosos.
Este livro apresenta as descobertas e a ciência por trás dessa pesquisa, tornando as informações acessíveis para os leitores aplicarem em suas próprias organizações. Os leitores descobrirão como medir o desempenho de suas equipes e em quais recursos devem investir para aumentar o desempenho. Este livro é ideal para gerenciamento em todos os níveis.
Reinaldo Coelho Sartorelli – Sócio-fundador da EnContact
O primeiro é “The End of Management and the Rise of Organizational Democracy”; de Kenneth Cloke and Joan Goldsmith. Segundo Reinaldo, “esse livro fala sobre gestão, explica histórico da gestão no mundo e propõe um novo olhar que podemos ter sobre como organizar empresas e equipes de forma mais saudável e participativa”.
O segundo é um clássico sobre organização de área de TI: The Mythical Man-Month; de Frederick P. Brooks Jr. Reinaldo deu também o motivo de estar em sua lista: “apesar de ser um livro ultrapassado (até pela época) como fala sobre pessoas e organização, tem muitos pontos extremamente atuais e aponta erros que são cometidos até hoje em muitas empresas”.
O terceiro é o Software Engineering at Google: Lessons Learned from Programming Over Time; de Titus Winters. A opinião de Reinaldo: “ainda que o nome aponte pra um livro muito técnico, ele conta as estratégias que a Google utiliza para se organizar para desenvolver software, manter a organização, comunicação, qualidade e etc no processo de desenvolvimento de software deles”.
Flávio Portela – Gestor da marca Flexdoc
Dominando as Tecnologias Disruptivas – Aprenda a compreender, avaliar e tomar as melhores decisões sobre qualquer tecnologia que possa impactar o seu negócio; de Paul Armstrong – O autor explica passo a passo como implementar um processo permanente e sistemático de avaliação de novas tecnologias em sua empresa, apresentando inclusive como organizar este esforço através da formação de comitês de trabalho multifuncionais e workshops de intervenção. Ele também sugere várias técnicas e estratégias para mobilizar direção, gerência e funcionários em todo o processo.
Marketing 5.0 – Tecnologia para a humanidade; de Philip Kotler – Para mostrar a importância deste livro, utilizaremos uma fala de Walter Viera, ex-presidente do Conselho Internacional de Institutos de Consultoria de Gestão: “Este livro tem uma enorme relevância na era da Covid-19.
O lockdown contínuo em muitos países forçou as empresas a olhar para os aspectos digitais do marketing. Ele também tem o tamanho ideal para ser um manual para gerentes de prática.”
Ricardo Martins – CEO da TRIWI
Isso é Marketing, Seth Godin, de Seth Godin
O livro ensina que bons profissionais de marketing se preocupam em resolver problemas das pessoas, usando a empatia e a generosidade para entregar sua proposta, sem fazer barulho, sem se tornarem chatos, sem fazer os clientes se sentirem ansiosos ou enganados ao entupir sua caixa de e-mail de spam ou insistir que precisam comprar.
O marketing é o ato de fazer uma mudança acontecer e por isso toda estratégia de marketing é baseada na história que você cria. Você não vende simplesmente um produto ou serviço. Vende a transformação que eles geram.
O Jeito Disney de Encantar os Clientes, de Disney Institute
O livro mostra os conceitos criados e utilizados pela Disney, tanto no seu negócio, tanto nos treinamentos para outras empresas. O livro conta histórias da empresa e mostra cases de outras corporações que foram até a Disney buscar soluções para seus negócios.
“Além de todo o aprendizado que temos sobre como a Disney encanta clientes gerações por gerações, o livro gera diversos insights de como nós devemos lidar como nossos clientes, gerando emoções e relacionamento duradouro”.
Roberto Martins – Gestor da marca Avantiv
Database System Concepts; de Korth & Silberschatz – o livro, que está agora em sua 6ª edição, é um dos textos fundamentais da educação em banco de dados.
Ele apresenta os conceitos fundamentais de gerenciamento de banco de dados de forma intuitiva voltada para permitir que os leitores comecem a trabalhar com bancos de dados o mais rápido possível. O texto é projetado para um primeiro curso em bancos de dados no nível de graduação júnior/sênior ou no nível de pós-graduação do primeiro ano; ou seja, fundamental no início da formação.
Design Patterns; de Gamma, Helm, Johnson & Vlissides – publicado pela primeira vez em 1994, trata-se de um livro de engenharia de software que descreve padrões de design, sendo dividido em duas partes, com os dois primeiros capítulos explorando os recursos e armadilhas da programação orientada a objetos e os capítulos restantes descrevendo 23 padrões clássicos de projetos baseados em software.
A importância dos livros para os gestores de tecnologia
Vendo cada uma das sugestões enviadas à TRIWI, é possível notar a importância de cada um deles na carreira dos gestores, em diversos momentos diferentes de suas carreiras. E, ainda, eles podem ser aplicados tanto na parte técnica, quanto organizacional de uma gestão.
Atualmente, isso pode ser traduzido também para os conteúdos de diversas mídias, não necessariamente escritas. Ou seja, saiba que o fundamental chama-se conhecimento, na tecnologia ou em qualquer área de atuação!