O que é traição afetiva e como superá-la?

Se superar uma traição já é difícil, imagine a dor que é saber que o seu parceiro não só deseja fisicamente outra pessoa, mas também que está apaixonado por ela. Ser substituído é um medo muito comum entre as pessoas, que é agravado quando há suspeitas de traição no relacionamento.

A traição afetiva refere-se a traições corriqueiras com a mesma pessoa em que há um envolvimento romântico. Geralmente, a pessoa que trai acaba terminando o relacionamento anterior, pois deseja criar um novo com a amante.

Contudo, em alguns casos, o traidor não tem coragem de deixar o relacionamento para trás e termina enganando duas pessoas: a companheira, que nem desconfia da infidelidade e a amante, que tem esperanças de se tornar a nova esposa ou namorada.

Formas de lidar com a traição afetiva

De fato, não há muito o que fazer para salvar o relacionamento quando uma das partes não tem mais interesse nele. Então, o melhor a se fazer é se afastar dessa pessoa e focar no que te faz feliz. Caso você tenha receio de começar novas relações, você pode tentar tipos de relacionamentos não  convencionais como ter um relacionamento aberto, ou tentar se aventurar na companhia de um sugar daddy.

Se você sentir dificuldade em lidar com essa situação, que pode se tornar um grande trauma, procure ajuda profissional de psicólogos privacy. É natural que uma pessoa que sofreu uma traição afetiva sinta como se não fosse suficiente, pois o seu parceiro a trocou por outra. Lembre-se de que você não tem culpa alguma nessa situação, a única pessoa responsável por esse problema é quem traiu e ela deveria carregar esse remorso, não você.

E, então, quando a dor não for tão grande, tente mentalizar que apesar de não ser possível escolher amar ou deixar de amar uma pessoa, ainda assim é possível escolher não quebrar as promessas feitas a alguém.

Invista em você e no seu bem estar, não deixe que um episódio assim estrague o comprometa o resto da sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar