Vini Jr. e Gabriel Jesus são prova de como confiança é essencial ao futebol; preparador explica

Lincoln Nunes, preparador mental, explica como jogadores muito criticados dão a volta por cima analisando os dois atletas.

Na última semana, o Manchester City enfrentou o Real Madrid pelas semifinais da Liga dos Campeões em um jogo que rendeu 7 gols. O embate estava recheado de velhos conhecidos brasileiros. No Madrid: Vini Jr., Rodrygo, Militão e Marcelo no banco. Já no lado inglês da partida: Gabriel Jesus, Ederson e Fernandinho.

Para o preparador mental Lincoln Nunes, ao avaliar a partida, a palavra que ficará como a lembrança do jogo é confiança, ao menos do lado brasileiro. “Gabriel Jesus voltou com todas as forças à titularidade no City, no total são 5 gols em dois jogos. Sendo 4, apenas na última partida contra o Watford na Premier League. Com isso, o brasileiro não deixou de guardar o seu diante do Madrid. E o que dizer sobre Vinícius Jr. que faz uma temporada espetacular, seja na La Liga ou na Champions, o jovem craque compõe uma das duplas mais letais ao lado do 9, Karim Benzema.”

Para o profissional, “a autoconfiança é um sentimento que te torna apto a se adaptar a qualquer condição na vida. No esporte como o futebol, ter confiança no seu “taco”, traz mais probabilidades de que os lances-chaves sejam consequência de melhor tomada de decisão nas partidas.”

Ainda conforme Lincoln, a autoconfiança não é questão de vaidade. “Existem diversas maneiras de obter esse sentimento: por repetição no treinamento, por exemplo, o reforço de uma técnica onde o jogador tinha como a sua valência mais forte. Vini foi muito criticado por errar as finalizações, aprimorou isso e obteve resultados positivos… é aí que nasce a confiança”.

Ainda conforme Nunes, “no trabalho mental para performance usamos muito disso para que a repetição faça parte da rotina do jogador não só na hora do treino, mas como da visualização também, (prática em que o jogador se visualiza realizando ações cruciais no jogo) na base das teorias de Skinner na psicologia de aprendizagem e estudos do comportamento humano”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar