Instituto Escolinha de Triathlon Formando Campeões atua como catalisador de projetos sociais
Entidade usa experiência e recursos para apoiar iniciativas de transformação social por meio do esporte, como a Escolinha de Triathlon Atitude Atletas, no Ceará
A missão de ser um catalizador de ações de transformação social por meio do esporte impulsiona o Instituto Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Em Fortaleza, Ceará, a entidade já usou sua experiência e recursos para apoiar a Escolinha de Triathlon Atitude Atletas, um projeto esportivo que promove a inclusão social de crianças de comunidades carentes da Praia de Iracema.
O Instituto intermediou a captação de patrocínios para a Escolinha de Triathlon Atitude Atletas. Também dispôs de profissionais que ajudaram a desenvolver a iniciativa, calcada na experiência de seis anos do projeto da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, nascido no Paraná e replicado para todo o Brasil.
Graças ao esforço conjunto, o núcleo Pirambu da Escolinha de Triathlon Atitude Atletas já está tomando nova forma. Todas as crianças passaram por uma medição para a confecção dos uniformes e ganharam bicicletas novas.
“As crianças ficaram muito entusiasmadas, muitas nunca tinham andado de bicicleta, nunca tinham visto bikes assim. Toda a comunidade está envolvida com o projeto”, comemora Juraci Moreira, triatleta olímpico fundador do Instituto Escolinha de Triathlon Formando Campeões.
O Instituto
O Instituto Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi fundado este ano como plataforma de apoio a um projeto de seis anos que já é referência na formação de crianças e adolescentes por meio do esporte. O intuito é unificar e expandir ações do projeto em todo o Brasil. A organização não governamental irá centralizar ações voltadas para o desenvolvimento social por meio do esporte em todo o Brasil.
A criação do Instituto é reflexo do sucesso da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Chancelado pela Confederação Brasileira de Triathlon, entidade máxima do esporte no Brasil, como modelo de FOMENTO, o projeto atende hoje 660 crianças e adolescentes em 15 núcleos espalhados pelo Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.
Comprometido com a Agenda 2030 da ONU, o Instituto também se alinha ao ESG, do inglês Environmental, social and corporate governance, traduzida em português como Governança ambiental, social e corporativa. Trata-se de critérios para mediar ações nos âmbitos ambiental, social e a governança dentro das empresas. Eles englobam as áreas de pobreza, nutrição, saúde, educação, água e saneamento e igualdade de gênero.
Saiba mais no site escolinhadetriathlon.com/