Dia Mundial da Educação mantém-se atual e mobiliza diversos debates
Educação sexual, novo Ensino Médio, flexibilização de matrículas, realidade em uma possível pós-pandemia, política em 2022, saúde mental, ensino infantil, mercado editorial e edtechs: são muitos os temas que soam contemporâneos para debater essa efeméride
Na agenda, 28 de abril é uma das datas em que se comemora o Dia Mundial da Educação, em referência à realização do Fórum Mundial da Educação pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que aconteceu no Senegal, em 2000.
A Declaração de Dakar, considerada um marco para o ensino global, estabeleceu um pacto entre representantes de centenas de países para a elaboração e a implementação de medidas para garantir que toda criança e adolescente tenham acesso a um bom ensino.
A Mira Comunicação conta com diversos clientes dessa área que podem participar de pautas, entrevistas e personagens. Abaixo, segue um resumo de colégios, redes e edtechs que podem colaborar.
EDUCAÇÃO BÁSICA
Camino School
Na Educação Infantil, o direito à brincadeira é coisa séria.
A Camino School – escola trilíngue localizada na zona oeste da capital que trabalha com Infantil, Fundamental I e Fundamental II – acredita que esse espaço precisa ser seguro, acolhendo e respeitando o lugar do brincar, ao mesmo tempo em que acredita na excelência acadêmica do conteúdo em sala de aula. A escola tem um modelo diferente: o Infantil inclui o K4 (4 anos de idade), K5 (5 anos) e o Grade 1 – no caso desse último, por compartilhar muitas características e peculiaridades similares com os estágios anteriores, o 1º ano é planejado de maneira integrada com as turmas precedentes. “Temos esse formato por diversos motivos, entre eles, por respeito ao lugar do Infantil, ao acolhimento, ao individualizado, ao aprender por meio de explorações”, explica Marcela Camargo, coordenadora de Educação Infantil na Camino School.
Anglo Chácara Santo Antônio
Educação sexual em pauta
A educação sexual ainda é uma pauta escassa nas escolas brasileiras, apesar de ser essencial para a vida dos jovens. Com aulas bem estruturadas sobre o tema, o estudante deve encontrar um ambiente confiável, com informações científicas e sociais, além de um espaço seguro para tirar suas dúvidas. Como resultado, ele ainda prezará pelo autoconhecimento, autocuidado e a saúde de seus relacionamentos. No Anglo Chácara Santo Antônio, são realizadas atividades que desenvolvem essas habilidades. O Colégio tem especialistas que podem comentar sobre a importância do tema e como realizar as atividades.
Anglo São Paulo
Educação política
Com cenários polêmicos chamando a atenção das pessoas, como a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, ou as eleições de 2022, os jovens precisam de uma base que os possibilite compreender as raízes e direcionamentos de cada quadro. O estudante deve ser capaz de formular a sua própria percepção sobre um assunto, depois de analisar diferentes visões. Para proporcionar essa experiência na prática, o Anglo São Paulo desenvolveu a disciplina eletiva “Jogos de Poder – Gamificando a serviço da Educação Política”. A partir de uma dinâmica baseada em um fórum de discussões, os alunos são encarregados de defender perspectivas distintas, enfatizando a importância da cidadania participativa. Habilidades de escuta e oratória também são intensamente trabalhadas.
Colégio Master
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Com apenas 8 anos restantes para 2030, instituições passam a ressaltar a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pela ONU, dentre esses “Educação de Qualidade”. De acordo com o Professor Nazareno Oliveira, diretor do Colégio Master, escola associada à UNESCO e que possui três unidades entre Fortaleza e Natal, comprometer-se a essa meta e aos princípios dessas organizações é essencial para o crescimento significativo das instituições de ensino e para a compreensão do propósito do educador do século XXI.
Red Balloon English Solutions
Os caminhos para formar cidadãos bilíngues durante a educação básica
A Red Balloon English Solutions, um braço da marca Red Balloon voltado para a educação básica, oferece soluções educacionais em língua inglesa para as escolas. Por meio de consultoria pedagógica e currículo completo, a Red Balloon English Solutions apresenta os caminhos para um ensino inovador da língua, que vai muito além da proficiência e que tem como objetivo formar cidadãos bilíngues.
LITERATURA
Literatura SOMOS Educação (Editora Ática)
Joice Lamb conta como dedicou sua vida à educação em novo livro
A Editora Ática acaba de lançar a Coleção Delas, um selo que homenageia grandes mulheres que dedicaram suas vidas à literatura e à educação. O livro mais recente da coleção é A vida escrita: memórias de uma professora, de Joice Lamb, vencedora do Prêmio Educador Nota 10, que conta suas vivências tanto dentro quanto fora do ambiente escolar. “Agora sei que existem três versões da minha vida que eu conheço: a vida vivida, a vida lembrada e a vida escrita, além de muitas outras versões entrelaçadas nas vidas de outras pessoas. Vejam só: nenhuma dessas vidas é definitiva”
NOVO ENSINO MÉDIO
Sistema Anglo de Ensino
Novo Ensino Médio
Em 2022, entrou em vigor, efetivamente, o Novo Ensino Médio, para todas as escolas públicas e privadas do Brasil. Com esse modelo de ensino, os estudantes vivenciam um currículo básico, além de poderem escolher entre 5 itinerários formativos, o que inclui a possibilidade de formação técnica. Essa abordagem mais prática promove um engajamento estudantil maior, pois cada indivíduo terá uma formação personalizada. Acompanhando a mudança curricular, o Enem também terá um novo formato. O Sistema Anglo tem especialistas para tirar dúvidas sobre o Novo Ensino Médio, itinerários formativos e mudanças no Enem.
Sistema de Ensino pH
Para entender o Novo Enem
Para acompanhar a implementação do Novo Ensino Médio em todas as escolas nos próximos dois anos, o Enem, que é a maior porta de entrada para as universidades públicas do Brasil, passará por mudanças a partir de 2024. O novo formato contará com questões discursivas e com uma etapa focada na área de conhecimento escolhida pelo aluno. “A partir do momento que você tem um Ensino Médio com Formação Geral Básica, com currículo para todos os alunos, e Itinerários Formativos, com um currículo de acordo com o interesse de cada um, como o Enem antigo avaliaria o aprendizado desses estudantes?”, reflete André Freitas, gerente de projetos pedagógicos do Sistema pH
Programa Semente
Por que o sucesso do Projeto de Vida depende do desenvolvimento das competências socioemocionais?
Uma das novidades do Ensino Médio deste ano, o Projeto de Vida tem gerado debate entre as escolas sobre como ensinar os alunos a planejarem seu próprio futuro. No entanto, antes de pensar em qualquer projeto, as instituições precisam entender que o sucesso dessa iniciativa vai passar pelo desenvolvimento das chamadas competências socioemocionais. Eduardo Calbucci, professores e um dos fundadores do Programa Semente, metodologia brasileira de educação emocional, conta que habilidades como autoconhecimento, criatividade, resiliência e organização são cruciais para quem quer estipular e alcançar metas e objetivos de vida.
PESQUISAS E FORMAÇÃO
Colégio Rio Branco
Docente x futuro
Como construir uma educação para o futuro, que leve em conta o protagonismo e o desenvolvimento da cidadania? De que forma preparar o jovem para os cenários que estão por vir? A Professora Esther Carvalho, diretora-geral do Colégio Rio Branco, afirma que o objetivo da educação deve alinhar-se à construção de ferramentas próprias aos contextos dos estudantes, lançando o olhar aos seus projetos de vidas. Assim, o papel do educador é não só o de guia, mas também de parceiro na busca pela compreensão do futuro.
Grupo Rabbit
Pesquisa inédita revela o que os pais de diferentes gerações esperam sobre a escola e o educador no Brasil nos próximos anos
Um estudo com mais de 15.000 famílias brasileiras realizado pelo Grupo Rabbit, consultoria em gestão e pesquisa educacionais, revela o que pensam os pais sobre o papel da escola e dos professores para os próximos anos. Foram entrevistadas famílias de diferentes gerações – Baby Boomers, Gerações X, Y (Millennials) e Z – e, mesmo com uma a diferença de idade e de visão de mundo diferentes, todas elas enxergam de maneira parecida qual o papel das instituições de ensino e do educador na vida dos filhos daqui para frente. Escola mais acolhedora, bilíngue, tecnológica e com professores atualizados são alguns dos pontos ditos pelas famílias.
GESTÃO E FINANÇA ESCOLAR
Escola Vereda
Alta da inflação continua e escolas “low-cost” veem crescimento das matrículas
Com IPCA a 11,30% nos últimos 12 meses, escolas conhecidas pela política do “preço justo” ganham a confiança de famílias que estão procurando rematricular os filhos novamente na rede particular ou realizar uma transferência para uma instituição com melhor custo-benefício. A rede de escolas Vereda, com unidades em Santo André, São Bernardo do Campo e em São Paulo (Mooca), tem tido sucesso com as classes B e C e aumentado o número de matrículas desde a pandemia. Infraestrutura moderna, sala de aula tecnológica e professores atualizados são alguns dos trunfos da instituição.
Educbank
Flexibilização das mensalidades
O Educbank, a primeira plataforma financeira dedicada às escolas brasileiras, acaba de lançar o seu mais novo programa, o “FINEDUCS – você escolhe como pagar”, que irá flexibilizar as mensalidades escolares durante o ano letivo para as famílias do estado de São Paulo. Em parceria com o SIEEESP (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo), o programa elaborado pela fintech visa proporcionar às escolas a redistribuição da anuidade, personalizando a forma de pagamento das mensalidades e atendendo as necessidades individuais das famílias. “Como ex-gestor escolar, enxergo que poder oferecer às famílias no início do ano letivo as melhores e mais acessíveis condições de pagamento é fundamental”, enfatiza Danilo Costa, fundador e Co-CEO do Educbank.