Região Nordeste é responsável por 1 GW de energia por meio da GD
Ao todo o Brasil já gera 9,4 GW por meio da geração distribuída. Região Nordeste tem grande potencial para somar e Fórum GD – Região Nordeste vem para contribuir com o crescimento
A produção de energia limpa por meio da geração distribuída tem ganhado força, principalmente quando se fala da energia solar. Dados da ABGD mostram que o país atingiu a marca de 14 GW de energia solar, sendo 9,4 GW deles por meio da GD. Só a região Nordeste é responsável por 1 GW nesta produção.
Contudo, a região ainda tem muito que crescer. Com o sancionamento do Marco Legal da Geração Distribuída em 2022, a expectativa é bastante positiva, uma vez que a região Nordeste é rica em recursos naturais, principalmente na incidência do sol, assim como conta com 9 estados bastantes promissores como Alagoas, Ceará, Bahia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
E é dentro desse cenário promissor, onde o estado de Ceará, Bahia e Pernambuco permanecem entre os 11 primeiros no Ranking de potência instalada de GD Estadual, que o Fórum GD – Região Nordeste acontecerá em maio de 2021.
Confirmado para os dias 3, 4 e 5 de maio, em São Luís, no Maranhão, o evento vem para debater as principais tendências e rumos do setor GD da região. Tudo isso com os melhores e mais importantes players do mercado segundo o Grupo FRG Mídias & Eventos, empresa organizadora do evento.
Nordeste bateu recorde na produção de energia solar no último mês
Em fevereiro, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que a região Nordeste bateu recorde na produção de energia solar registrando 1028 MW médios no dia. A expectativa é que os números cresçam ainda mais e alcancem até 2026 uma fatia de 4,9% no Sistema Interligado Nacional (SIN).
A energia solar hoje tem sido responsável por gerar mais de 74,6 bilhões em novos investimentos privados em todo o país, assim como 420 mil novos empregos também. O potencial do Nordeste pode ser um importante degrau para o crescimento da GD, uma vez que a região é hoje líder no mercado de energia renovável brasileira e tem atraído mais de 62,2 bilhões em investimentos segundo dados do governo.
Fórum GD já está com as inscrições abertas
O Fórum GD Nordeste, por sua vez, vem para fomentar esses investimentos, pois é bastante reconhecido pelo networking criado durante os dias do evento.
“O Fórum GD tem como objetivo reunir a cadeia produtiva do setor de Geração Distribuída com Fontes Renováveis no Nordeste do Brasil em 2022, sob o enfoque de oportunidades de negócios, discutir barreiras regulatórias, impedimentos jurídicos, tecnologias inovadoras, financiamento, capacitação e perspectivas de crescimento” destaca a empresa organizadora.
O evento já está com as inscrições abertas, as quais podem ser realizados no site do evento https://www.forumgdnordeste.