Vice-presidente do BB visita o Ceará
Durante a penúltima semana de março, os servidores que trabalham no condomínio Praça do Carmo tinham como certa a presença de Carlos Motta dos Santos no lugar. Santos integra o Conselho Diretor do Banco do Brasil e é um dos oito vice-presidentes da instituição. Cercada em mistério, a presença do vice-presidente era aguardada desde quarta-feira (23/03) no condomínio, equipamento localizado no centro de Fortaleza e que abriga agências e unidades técnicas do banco público.
O Conselho Diretor é responsável por propor e fazer executar as políticas, a estratégia corporativa, o plano de investimentos, o plano diretor e o orçamento geral do Banco; aprovar e fazer executar o plano de mercados e o acordo de trabalho; decidir sobre a organização interna do BB, a estrutura administrativa das diretorias e das demais unidades; distribuir e aplicar os lucros apurados, na forma deliberada pela Assembleia Geral ou pelo Conselho de Administração, observada a legislação vigente no País.
Integram o Conselho Diretor do Banco do Brasil o presidente Fausto de Andrade Ribeiro e oito (8) vice-presidentes. São eles, Ana Paula Teixeira de Sousa, vice-presidente de Controles Internos e Gestão de Riscos; Antônio José Barreto de Araújo Júnior, vice-presidente de Governo e Sustentabilidade Empresarial; Carlos Motta dos Santos, vice-presidente de Negócios de Varejo; Ênio Mathias Ferreira, vice-presidente Corporativo; João Carlos de Nóbrega Pecego, vice-presidente de Negócios de Atacado; José Ricardo Fagonde Forni, vice-presidente de Gestão Financeira e de Relações com Investidores; Marcelo Cavalcante de Oliveira Lima, vice-presidente de Negócios Digitais e Tecnologia; e Renato Luiz Bellinetti Naegele, vice-presidente de Agronegócios.
Antes de integrar o Conselho Diretor, o vice-presidente Santos foi presidente da BB Seguridade Participações S.A. e superintendente do Banco do Brasil na Bahia quando em seguida foi catapultado ao atual posto no BB. Quanto à sua ascensão meteórica, o jornal do Sindicato dos Bancários do Estado de São Paulo, ao fazer referência à reportagem “BB confirma mudanças em sua alta cúpula” (de 08/01/2019 do jornal O Estado de São Paulo), lapidou a matéria “Aos amigos e familiares do novo governo, os favores”, em que seu nome é citado.
Em sua avaliação, João Fukunaga, diretor do Sindicato dos Bancários do Estado de São Paulo, pontuou: “Em relação ao Carlos Motta dos Santos houve a mesma situação, a subida de vários níveis hierárquicos numa canetada só! Eles estão aparelhando o Banco do Brasil e outras empresas públicas, como é o caso recente da Petrobras, com parentes e amigos, de forma escancarada”.
Abaixo, o link da matéria produzida em 11/01/2019 pelo Sindicato dos Bancários do Estado de São Paulo.
https://spbancarios.com.br/01/2019/aos-amigos-e-familiares-do-novo-governo-os-favores/