Varejo no Ceará cai 5,6% em relação a janeiro de 2021
O volume do varejo no Ceará em janeiro de 2022 caiu 5,6% na comparação com janeiro do ano passado, queda maior que a registrada no país (-1,9%). Na comparação com o mês anterior, o volume de vendas do comércio varejista cearense caiu 0,4% em janeiro. O setor encontra-se 5,5% abaixo do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020). No varejo ampliado, porém, os resultados foram positivos, impulsionados por Materiais de Construção e Veículos e motos, partes e peças. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada hoje (10) pelo IBGE.
Na comparação com janeiro de 2021, houve crescimento apenas nas atividades Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (+14,6%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (+22,8%). Porém a redução em todas as outras atividades puxou o índice para baixo, com destaque para o desempenho negativo de Móveis e Eletrodomésticos (-17,9%) e Equipamentos e Materiais para escritório, informática e comunicação (-15,3%).
O resultado de janeiro está 5,5% abaixo do dado de fevereiro de 2020, anterior a pandemia, segundo o índice de base fixa com ajuste sazonal. Já em relação ao pico da série, que foi em abril de 2021, o setor encontra-se 12,9% abaixo.
Em janeiro, varejo cearense vai na contramão da tendência nacional
Ao contrário da tendência nacional de aumento de 0,8%, o volume de vendas do comércio varejista no Ceará caiu 0,4% em janeiro, em relação ao mês anterior. Na comparação com as outras Unidades da Federação, o Ceará apresenta o 7º pior resultado.
Já nos últimos doze meses, o varejo acumula queda de 3,3%, enquanto o Brasil apresentou alta de 1,3% no mesmo período. Neste índice, o Ceará apresenta o 5º pior resultado em relação às outras Unidades da Federação, ficando atrás apenas de Sergipe, Paraíba, Distrito Federal e Tocantins.
Resultados positivos no varejo ampliado
No caso do varejo ampliado, a alta foi de 0,2% em relação a dezembro. Na comparação com janeiro de 2021, houve um aumento de 3,4%. E no acumulado dos últimos 12 meses, a alta foi de 8%.
Os resultados positivos no varejo ampliado podem ser explicados, principalmente, pela atividade de Veículos e motos, partes e peças, que aumentou 14,2% em relação a janeiro do ano anterior, e de Materiais de construção, que teve crescimento de 35,1%.
Mais sobre a pesquisa
A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no País, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista.
Iniciada em 1995, a PMC traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado (automóveis e materiais de construção) para o Brasil e Unidades da Federação. A técnica de coleta é o – Questionário eletrônico auto preenchido (CASI) e a Entrevista pessoal com questionário em papel (PAPI). Os resultados podem ser consultados no Sidra.