Entenda como as estratégias de marketing podem influenciar o voto do brasileiro nas eleições
Em meio ao sistema eleitoral e partidos políticos, surge o marketing político, que tem como papel principal a construção da imagem dos candidatos perante a população.
A ideia do marketing voltado à política é permitir, através de estratégias específicas, que o candidato possa se comunicar com o eleitor de forma mais eficaz.
Para o publicitário e especialista em marketing político, Janiel Kempers, o marketing é responsável por direcionar a campanha e definir possíveis resultados. “ Uma campanha eleitoral que não tenha em seu centro estratégias de marketing bem definidas, acaba ficando sem rumo, sem perspectivas, com tudo sem feito no improviso, o que pode ser um risco altissimo”, pontuou.
Sem boas estratégias de marketing, não existe comunicação eficiente entre os políticos e os eleitores, o que pode fazer falta. Para Janiel, a primeira estratégia que pode influenciar o voto é quando o político constrói uma marca em torno de si. “ Acredito que a marca seja um dos pilares mais importantes para um candidato. Mostrar ao seu eleitorado por qual motivo deve ser votado. Para exemplificar, temos políticos que são reconhecidos pela defesa dos animais, outros por levantarem a bandeira de uma minoria”.
Para terem esses resultados, os profissionais de marketing político precisam aplicar táticas de branding (marca), que se assemelha àquelas utilizadas por grandes empresas. Uma vez definido pela equipe de marketing quais os potenciais do candidato e qual o conceito a ser
Ainda para o especialista em marketing político, Janiel Kempers, a criação dessa marca em torno do candidato visa a criação de uma comunidade de pessoas que defendem o mesmo pensamento. “Esse trabalho de branding tem como principal objetivo aproximar das pessoas e criar um sentimento de comunhão entre elas, fazendo que isso influencie pessoas que têm a mesma direção de pensamento a votarem no candidato”, concluiu.
Como se percebe, as estratégias de marketing político, tem como objetivo gerar engajamento suficiente para influenciar os eleitores e suas decisões.
NOTA INFORMATIVA: *Para informação da redação
Sobre Janiel Kempers
Antônio Janiel Lima dos Santos é um jornalista e publicitário natural do Maranhão. O profissional adotou o nome “Kempers” em alusão a um apelido recebido no ensino médio. Advindo de família humilde, Janiel, antes de tudo, é um comunicador apaixonado. Ainda adolescente começou a trabalhar com assessoria para políticos. Com 16 anos, já prestava serviços profissionalmente na área em seu estado. Depois de entrar na faculdade, ingressou na Record TV do Maranhão.
Dentro da televisão, ganhou experiência com apresentação e reportagens. Com um vasto currículo, Janiel Kempers já foi secretário de comunicação e assessor de deputados da assembleia legislativa do Maranhão. Atualmente, reside no Ceará, onde atua como especialista em marketing político.
Janiel é formado em jornalismo, publicidade e propaganda com especialização em marketing político, atualmente é acadêmico do curso MBA em Gestão de pessoas e liderança.