Demanda de farmácias por combo de teste rápido para Covid-19 e Influenza aumentou cerca de 150 vezes em dezembro

Número demonstra a preocupação dos brasileiros com a flurona, quando se testa positivo para Covid e Influenza ao mesmo tempo

A Vyttra Diagnósticos, a maior empresa brasileira de fabricação e distribuição de equipamentos e reagentes para o mercado de diagnósticos in vitro, registrou um aumento de cera de 150 vezes nas vendas do kit Smart Test Cov Ag Combo para farmácias no mês de dezembro de 2021, comparado ao mês anterior. Janeiro de 2022 tem seguido essa tendência de alta. O teste disponibiliza o resultado em até 15 minutos e foi o primeiro a ser lançado no País. Ele utiliza um mesmo cassete, com cavidades distintas, para testar Covid-19, Influenza A e Influenza B com sensibilidade de 97,06%, 90,48% e 88,57%, respectivamente. O preço final para o usuário varia de R$100 a R$120, a depender da farmácia. A coleta da amostra é similar aos demais testes de COVID-19: via nasal, nasofaringe ou orofaringe.

O primeiro caso de coinfecção de Covid-19 e Influenza foi identificado em Israel e notificado no final de dezembro de 2021. Enquanto isso, no Brasil, a procura das farmácias para compra e reabastecimento do estoque de teste combo foi 487% maior na última semana de 2021 em relação à semana anterior.

“Tendo em vista que enfermidades como a Influenza não diminuem a sua contaminação devido à pandemia de Covid-19, não hesitamos em dobrar a nossa capacidade de produção no meio de 2021 e adaptar os turnos de trabalho nos últimos dias. Até o presente momento, temos atendido 100% dos pedidos e nosso prazo de entrega está em até 5 dias, a depender do local, fator que contribui ativamente para que possamos auxiliar a população na identificação das doenças e adoção de seus respectivos protocolos”, afirma Daniel Rocha, diretor de Point Of Care da Vyttra Diagnósticos.

De acordo com o infectologista e professor da Universidade Federal do Rio Janeiro, Edimilson Migowski, a atenção aos sintomas e a testagem rápida são fundamentais para a diferenciação das doenças, tratamento e adoção de medidas corretas de isolamento. “A vacinação é uma medida preventiva fundamental para os dois casos, mas, mesmo já vacinado, o indivíduo pode se infectar e transmitir as doenças”, explica.

O segmento de Point of Care, ou seja, de exames diagnósticos descentralizados, capazes de fornecer resultados rápidos e confiáveis fora do ambiente laboratorial, teve um crescimento exponencial no Brasil e é um dos principais focos de investimentos na Vyttra. “A pandemia de Covid-19 trouxe um alerta à população ao redor do globo e àqueles que buscam alternativas para proteção individual e coletiva. Nesse sentido, promover o protagonismo do paciente na identificação de enfermidades diversas não se trata mais de uma tendência, mas de uma realidade, principalmente com o autoteste já utilizado em outros países com muito sucesso. Estamos preparados para disponibilizá-los no Brasil e contribuir com informações para que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) possa fazer sua avaliação no momento adequado e da melhor forma. Nosso papel é, acima de tudo, auxiliar a população, contribuindo para a qualidade de vida das pessoas, por meio de exames diagnósticos mais preventivos, ágeis e acessíveis.”, conclui Rubens Freitas, CEO da Vyttra Diagnósticos.

Sobre a Vyttra Diagnósticos

A Vyttra Diagnósticos é uma das maiores empresas brasileiras na fabricação e distribuição de equipamentos e reagentes para o mercado de diagnósticos, oferecendo mais de mil itens a laboratórios, hospitais, bancos de sangue, clínicas veterinárias e farmácias de todo o Brasil. A empresa investe continuamente em soluções tecnológicas que traduzam confiança e qualidade, contribuindo para a saúde e o bem-estar dos brasileiros.

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