Agrobusiness: Mitigação de riscos e a salvação da terra

A maior e mais importante conferência mundial para apresentar, discutir e monitorar alternativas e compromissos para um futuro mais sustentável, a 26ª Conferência das Nações Unidas para a Mudança do Clima (COP) traz à tona a importância do agrobusiness na mitigação de riscos com as mudanças climáticas e a adaptação da cadeia produtiva com melhores práticas ambientais, sociais e de governança.

 

Manter a produtividade crescente diante das alterações no clima e com o compromisso urgente de recuperar e salvar a terra nos leva à seguinte questão: como podemos somar, cada vez mais, a agricultura e a ciência, união fundamental, para a preservação do Meio Ambiente e dos recursos hídricos, e mantermos a produção para garantir o abastecimento global de alimentos?

 

Primeiro, vamos reforçar que as técnicas de cultivo na terra têm se transformado com novas tecnologias destinadas à cultura de cada tipo de vegetal, respeitando suas particularidades, buscando equilíbrio do plantar ao colher o alimento, com processos acompanhados e monitorados para estudos.

 

A cada safra, se observa os efeitos e cuidados com o solo, levando em consideração o clima. Nisso, o Brasil é destaque graças à preocupação e profissionalização da maioria dos agricultores, o espírito de cooperação, e também pelo privilégio do nosso clima tropical, o que nos torna reconhecidos como celeiro do mundo devido ao potencial na produção.

 

De acordo com dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a produção agrícola está em cerca de 8% da extensão territorial do Brasil, porém, com esses novos estudos e avanços, em algumas culturas são possíveis adotar produção e colheita de até quatro safras anuais.

 

Por estarmos em destaque mundialmente, e com a responsabilidade de crescermos ambientalmente sustentáveis, buscamos constantemente o aprimoramento dos nossos processos, com investimentos para o cumprimento de regras legais, que aqui, no nosso país, apresentam grau de exigência elevado pelos órgãos reguladores.

 

Insights na Cooperativa Holambra  Na Cooperativa Agro Industrial Holambra, as nossas análises incluem ações e metas, e também a busca por melhorias contínuas não só com base em estudos, mas também na participação ativa de quem produz e compartilha o resultado, é o compromisso e o sentimento de cooperação que move as nossas operações.

 

Estímulo e reconhecimento, temos a honra de ressaltar que a Cooperativa foi a responsável por ter lançado no Brasil o primeiro Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) Verde Tech, que é muito procurado por investidores internacionais, e voltado para projetos de sustentabilidade.

 

Temos projetos em energia solar, adequação de instalações seguras e melhorias em resíduos, e monitoramento da lavoura por meio de imagens de satélites e uso de algoritmos de Inteligência Artificial, medida que traz maior segurança aos resultados da produção. O selo ambiental foi certificado pela CBI – Climate Bonds Initiative de Londres, e tem prazo de três anos.

 

A troca de informações e cases é outro ponto forte que norteia a nossa governança.

 

Sabemos que o mercado consumidor tem se mostrado cada vez mais exigente com o uso de produtos feitos a partir de iniciativas sustentáveis. Por isso, produtos com foco neste viés estão ganhando cada vez mais espaço entre os produtores, e quando uma tecnologia gera resultados positivos, com incremento de produtividade e rentabilidade, surge à possibilidade de ganho mútuo entre agricultores e produtores de insumos naturais que utilizam técnicas tradicionais.

 

Pensando nisso, adotamos como teste, um fertilizante foliar orgânico que traz em seu conceito a recuperação da natureza, com a devolução da produtividade. As exigências e regulamentações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), faz com que poucos produtos desta categoria estejam adequados às normas de produção desses insumos. E este é um dos diferenciais do produto que testamos, e que concilia o uso de ingredientes 100% naturais atendendo a todas as conformidades do MAPA.

 

O fertilizante foliar natural é extraído de compostagem de serragem de eucalipto verde e esterco suíno, produzido com matérias-primas virgens em ambientes controlados que o torna equilibrado e sustentável, ou seja, ao mesmo tempo em que proporciona o fornecimento dos nutrientes necessários para as plantas, ainda deixa benefícios de longo prazo no solo.

 

Os testes da aplicação do fertilizante foram realizados em duas áreas comerciais de soja. Em ambas foi observado um aumento no rendimento de sacos de soja por hectare. No Sítio Rincão foi observado um incremento de 3,21 sacos de soja por hectare na média, e na Fazenda Paslar II, o ganho foi de 1,6 sacos por hectare. Nos dois casos, a tecnologia gerou retorno financeiro para o produtor. É mais uma ferramenta que o produtor passa a ter disponibilidade pela Cooperativa Holambra para produzir de forma sustentável.

 

O incentivo e a cooperação na utilização de novos métodos fazem parte da política da Cooperativa Holambra, e nos deixam mais esperançosos com os resultados conquistados.

 

As leis são importantes, mas, imaginem quando aliadas às boas práticas? São fórmulas para um Futuro Sustentável!

 

Há várias leis federais, estaduais e municipais que regram aspectos ambientais e que são relevantes ao agrobusiness, assim como instrumentos normativos de diversos órgãos. Nas atividades do agronegócio – produtores rurais, trading e cooperativas -, seguem as métricas ambientais, destacando os Fatores ESG (ambiental, social e governança) dentro de organizações, mas que precisam se fortalecer no campo.

 

A necessidade ainda de envolver a sociedade torna as parcerias eficientes e com ótimos insights.

 

A Cooperativa Holambra mantém um trabalho de conscientização e de suma importância, por exemplo, com a atuação voltada para o futuro que está nas mãos das nossas crianças. É necessário mitigar os efeitos das mudanças climáticas com estímulos por meio de exemplos práticos que envolvem todos nós.

 

Com um trabalho em conjunto com a Escola Cooperativa Educacional de Pais Responsáveis Campos de Holambra, anualmente, no Dia da Árvore, realizamos o plantio de mudas de árvores nativas. O objetivo é mostrar, com a colaboração participativa, a importância do nosso potencial como produtor de alimentos, de modo sustentável, preservando a natureza.

 

Os benefícios com plantio de árvores são inúmeros. Entre eles, a preservação do meio ambiente, a promoção de uma produção agrícola equilibrada com a proteção de geadas e ondas de calor, e ainda a compensação de emissão de gás carbônico, já que muitas espécies neutralizam o gás, um dos causadores do efeito estuda, da atmosfera.

 

COP 26 – Com aspecto global, e esperança de unir os laços além das fronteiras, líderes de 196 países, em Glasgow na Escócia, entre 31 de outubro e 12 de novembro, se reúnem para discutir avanços no enfrentamento e para barrar os efeitos e aceleração do aquecimento global.

 

A expectativa é que entre os principais pontos das narrativas estejam:

 

Mitigação: Em foco, as metas de redução de emissões de Gás de Efeito Estufa (GEE) dos países para 2030, com a busca de um alinhamento para alcançar emissões líquidas zero até a metade do século.

 

Adaptação: Ações que podem ser adotadas para adaptar e proteger, com urgência, as comunidades e os ecossistemas que já estão sendo afetados pelas mudanças do clima.

 

Finanças: Como viabilizar o financiamento necessário para garantir emissões globais zero, com o desenvolvimento de tecnologia, inovação e uma economia mais verde.

 

Colaboração: A cooperação entre governos, empresas e a sociedade civil para enfrentar a crise climática e finalizar as regras do Acordo de Paris (feito na COP21, em 2015, na França), com o objetivo de evitar a mudança climática catastrófica do planeta.

 

Desde então, a comunidade internacional espera uma atualização dos compromissos, além da construção de uma trajetória de recuperação econômica que leve em consideração os desafios ambientais.

 

Daqui, e por aqui, seguimos nos esforçando para fazermos a nossa parte, e torcendo para que todos se unam no cumprimento de metas com os cuidados globais e a saúde do planeta!

Sobre a Cooperativa Agro Industrial Holambra 

Fundada em 1960, a Cooperativa Agro Industrial Holambra tem sua sede localizada no município de Paranapanema (SP) e se destaca pela excelência na produção agropecuária. Com área de atuação no território nacional que soma mais de 62 mil hectares de área explorada e cerca de 150 cooperados, a cooperativa é hoje referência

na produção de grãos em todo o Brasil. Em 2020, pela primeira vez em sua história, a cooperativa ultrapassou a marca de R$ 1 bilhão em vendas líquidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar